dentesA boca é um reflexo da nossa saúde. Não é por acaso que segundo a filosofia chinesa a língua é a abertura para o coração, e esta teoria pode ser aplicada a toda a cavidade oral. O que comemos, algumas doenças que temos, a medicação que fazemos, tudo pode ter a sua manifestação oral. Mas o contrário também pode ser verificado, ou seja, determinados problemas orais podem reflectir-se na saúde em geral.

Sabia que a cárie dentária é a infecção mais prevalente no mundo, afectando cerca de 90% da população e que as infecções dos dentes, gengivas e osso aumentam consideravelmente o risco da patologia cardíaca?

Sabia que o cancro oral é o oitavo mais comum e o mais dispendioso de se tratar e as infecções orais em grávidas estão associadas a nascimentos prematuros e a recém-nascidos de baixo peso?

Sabia que as restaurações a amálgama (vulgarmente conhecidas por “chumbo”), podem ser muito prejudiciais à sua saúde? Esses materiais contêm ligas de metais pesados e mercúrio que podem ser tóxicos para o seu organismo. Nem todas as pessoas toleram bem os metais pesados e as consequências da sua intoxicação são inúmeras. Dor de cabeça, cansaço e fadiga, por exemplo, são queixas frequentes.
Além disso, os dentes estão relacionados com todos os órgãos e sistemas, portanto uma doença num dente não deve ser considerada local, o paciente deve ser avaliado como um todo utilizando assim uma abordagem sistémica e integrativa.

Alterações na cavidade oral poderão significar alterações no resto do corpo e vice-versa. Os dentes do siso, por exemplo, que tantos problemas dão, estão intimamente relacionados com os órgãos mais importantes do nosso corpo, o coração e o intestino.

Todos estes problemas conseguem ser evitados e/ou detectados precocemente com consultas de check up e Higiene Oral, onde sem sombra de dúvidas a prevenção é muito mais económica, confortável e menos traumatizante, do que os tratamentos dentários necessários.

A medicina dentária praticada na Clínicas Viver utiliza uma abordagem biológica e integrada no diagnóstico e tratamento de todas as patologias da cavidade
oral.