Medicina Dentária Integrativa e Biológica

A boca é a porta de entrada para dentro do nosso corpo e os dentes estão totalmente conectados com o resto do organismo. Esta é a base do que é conhecido como a Medicina Dentária Neurofocal ou Integrativa, uma abordagem que considera a pessoa como um todo. Os dentes e as diferentes condições encontradas na cavidade oral constituem os “campos interferentes” mais frequentes no organismo, e, por esta razão, podem ser críticos para o bom funcionamento do corpo influenciando fortemente problemas da nossa saúde.

Desta forma, a medicina dentária integrativa não é uma nova área da medicina dentária, mas um conceito baseado em princípios muito bem estudados e que nos apontam para uma visão completamente integral do doente levando-nos muitas vezes a alterar a tomada de decisão relativamente a determinadas situações na boca que de outra forma poderiam passar despercebidas.

O que se faz de diferente na Medicina Dentária Biológica?

A primeira consulta já é diferente. Nesta, é feita uma história de vida direcionada para a saúde física-emocional-mental que pode ser de enorme importância não só no momento da decisão acerca do método de atuação em boca, mas também na relação do que está a afetar os dentes com o restante organismo.

Os materiais são cuidadosamente selecionados de modo a evitar que sejam colocados em boca materiais irritantes ou intolerantes para cada pessoa individualmente. Se já tem materiais em boca, pode testar se estes estão a interferir com a sua saúde geral.

Muitas doenças crónicas estão intimamente relacionadas com focos infeciosos dentários. A eliminação destes focos é importante para o sucesso dos tratamento dessas doenças (auto-imunes, alzheimer, cardiovasculares, diabetes, etc).

As amálgamas (conhecidas como “o chumbo nos dentes”) são materiais que contém mercúrio na sua composição e que podem afetar bastante a sua saúde. Na medicina dentária integrativa apoiamos a sua substituição utilizando protocolos rigorosos de segurança. A International Academy of Oral Medicine and Toxicology (IAOMT) desenvolveu um protocolo muito exigente para a remoção das amálgamas em segurança e dedica-se bastante ao estudo das consequências para a saúde da acumulação de mercúrio proveniente destes materiais dentários ao longo dos anos. Doenças degenerativas, auto-imunes, dores articulares, depressão, cansaço e falta de memória são algumas das principais doenças que podem ter como um dos factores agravantes a intoxicação por mercúrio.

É também dado uma maior ênfase à prevenção em Medicina Dentária que se caracteriza por ser minimamente invasiva, tentando, por isso, intervir o mínimo possível.

Em que outras áreas se apoia a Medicina dentária Integrativa?

A medicina dentária integrativa e biológica utiliza fortes aliados como ferramentas complementares fundamentais e que atuam de forma sinérgica com os tratamentos convencionais de medicina dentária.

• Terapia neural: uma técnica com grande base científica que atua a nível do sistema nervoso provocando uma desprogramação a nível celular e promovendo uma neuromodelação.
  • Ozonoterapia uma técnica que utiliza o ozono medicinal pelas suas excelentes propriedades antifúngicas, antibacterianas, cicatrizantes e modeladoras do sistema imunitário.
  • Óleos essenciais quimiotipados, que apresentam um potencial de ação terapêutica surpreendente em inúmeras situações clínicas. Fungos, aftas, gengivite, periodontite e cicatrização pós-cirúrgica são alguns dos exemplos onde os óleos quando devidamente selecionados são altamente eficazes.
  • Acupuntura ou hipnose podem também ser utilizadas para o relaxamento e preparação dos doentes para as cirurgias permitindo também uma grande melhoria da sua recuperação no período pós-operatório.
  • Homeopatia, quando devidamente utilizada pode atuar na prevenção das doenças orais, na manutenção ou no tratamento evitando muitas vezes a sobrecarga de químicos.
  • Nutrição funcional e ortomolecular, para corrigir os terrenos biológicos e dar ao corpo os alimentos necessários para controlo e prevenção das doenças orais.
  • Osteopatia, na correção da postura e alívio da dor oro facial proveniente de disfunção da ATM (articulação temporo-mandibular).
  • Modo de vida, para gestão e controlo de stress que levam muitas vezes ao aumento de incidência de doenças orais e dor orofacial.

Trabalhamos com uma equipa multidisciplinar de médicos dentistas que privilegiam os tratamentos conservadores, não traumáticos e preventivos evitando sempre que possível procedimentos invasivos, dolorosos e com recurso a químicos. Apoiamos também a substituição de materiais tóxicos por materiais mais biocompatíveis e que provoquem menos efeitos secundários no seu organismo.

A medicina dentária integrativa utiliza uma prática clínica assente nos seguintes princípios:

• Os dentes estão relacionados com todos os órgãos e sistemas
  • Um problema num dente pode significar algum tipo de desequilíbrio no órgão correspondente a esse dente e vice-versa
  • Alterações na cavidade oral poderão significar alterações no resto do corpo
  • Procuramos ir à causa da doença
  • Utilizamos materiais mais biológicos
  • Apoiamos a substituição materiais tóxicos
  • Trabalhamos a prevenção
  • Acreditamos que a melhoria do sorriso prova alterações internas e devolve estímulos positivos para o bem-estar geral e a auto-estima

Temos ao seu dispor vários programas integrados, consulte-os aqui.

Para cada paciente, a Dra. Joana Vasconcelos e Cruz e a sua equipa de médicos propõe várias alternativas de tratamento, utilizando os últimos conhecimentos da medicina dentária. “Estudamos e tratamos cada caso como se fosse o único, de forma a proporcionar-lhe uma excelente saúde oral e um sorriso perfeito”.

Para além disso, e de forma a tornar o seu plano de tratamento acessível, na nossa clinica dentária temos:

• Acordos com várias entidades
  • Facilidades de pagamento

Temos ao seu dispor vários programas integrados, consulte-os.

Marque a sua consulta de avaliação e definimos o seu programa de tratamento e o plano de pagamento (acordos, protocolos, financiamento, etc) que mais se ajusta às suas necessidades.