Os traumatismos dentários são urgências dentárias que podem condicionar muito negativamente o prognóstico de um ou mais dentes.
No caso de traumatismo, o tempo é o maior inimigo! Ou seja, quanto mais precocemente se dirigir a uma urgência numa clínica dentária, melhor o prognóstico dos dentes lesados.
Existem vulgarmente três grandes tipos de traumatismos dentários: as fracturas dentárias (quando os dentes partem), os casos em que o impacto provoca o deslocamento do dente no osso e os casos em que o dente salta literalmente do seu suporte ósseo.
Quando o dente se desloca no osso poderá tentar reposicionar o dente no seu local de origem mas isso não deverá atrasar a consulta de urgência imediata do médico dentista.
O mesmo se aplica em relação aos dentes que saltam da boca: depois de lavados com água fria poderá tentar-se o seu reposicionamento (manipulando o dente sempre pela coroa, não tocando na raíz). Se não se conseguir, a atitude correcta é guardar o dente em leite ou saliva.
Nenhum destes cuidados exclui a necessidade vital da visita de urgência ao médico dentista. Quanto mais cedo se iniciarem os devidos tratamentos dentários maior a garantia de viabilidade e saúde destes dentes.