Atualmente, a estética tem um papel de grande importância no quotidiano de qualquer pessoa. Assim, o tratamento de branqueamento dentário assume maior relevância para todas as pessoas que dão ênfase à sua imagem e se preocupam com a sua saúde oral.
A sua imagem é o seu cartão-de-visita, quer junto da sua família e amigos, quer no emprego, numa festa, ou em qualquer circunstância do seu quotidiano. Assim sendo, branquear os dentes, embora seja uma decisão absolutamente pessoal, deve ser ponderado perante o enquadramento que temos ou pretendemos ter em termos sociais.
Os dentes podem ter manchas internas e externas. As externas são removidas de forma eficaz através de uma higienização realizada por um profissional de saúde oral. No entanto, as manchas internas apenas são removidas através de um tratamento de branqueamento dentário.
A crescente procura por um tratamento de branqueamento dentário, que acabe de vez com as manchas e lhe devolva aquele sorriso lindo, fez com que as clínicas viver apostassem nesta técnica inovadora, que já conquistou muitos cidadãos em todo o mundo, pois a estética é importante e o sorriso pode ser a sua imagem de marca.
Como é realizado um branqueamento dentário?
O branqueamento dentário trata-se de uma técnica que, sem lesar ou desgastar o dente, torna-os mais claros, tudo isto devido a um processo de oxidação dos pigmentos dos dentes, segundo o qual o agente / gel branqueador entra na superfície do dente e liberta moléculas que provocam a descoloração.
Dentes mais brancos são possíveis graças aos tratamentos de branqueamento dentário. A estética e o cuidado com a imagem são cada vez mais as razões da visita ao dentista e o branqueamento dentário é um tratamento muito procurado, devido aos seus excelentes resultados.
Podemos branquear os dentes externamente de duas maneiras:
Em casa: através da utilização de uma moldeira/goteira confecionada no consultório dentário à medida da boca do paciente. Esta serve para colocar o gel branqueador e depois colocar na boca. O gel tem uma duração aproximadamente de 4 horas. Deve ser utilizado todos os dias ou em dias alternados durante 7 a 15 dias.
No consultório: onde é colocado o gel diretamente sobre a superfície dentária, este é ativado com uma luz e cada sessão dura 15 minutos. A quantidade de sessões necessárias varia de pessoa para pessoa.
Ambas as técnicas podem ser complementares, dependendo de cada caso. Quando utilizadas em conjunto, o efeito mantêm-se por mais tempo. Existe também o branqueamento interno que só é possível efetuar em dentes desvitalizados ou dentes que tenham sido submetidos a trauma necrosam, o que leva a um escurecimento súbito.
O que provoca um escurecimento dos dentes?
Com a idade, os dentes tendem a escurecer. No entanto as principais causas do escurecimento dentário são certos hábitos alimentares, como o consumo excessivo de café, chá, refrigerantes, vinho tinto, etc.
Os dentes podem ficar escurecidos devido a vários fatores:
• Ingestão regular de alimentos, tais como: café, chá, Coca-Cola, vinho tinto ou outros com alto teor de corantes;
• Idade;
• Fumar;
• Antibióticos;
• Manchas por ingestão de flúor (ingestão elevada de flúor leva a manchas de vários tipos);
• Outras doenças sistémicas durante a fase de formação dos dentes;
• Dentes desvitalizados ou que foram traumatizados há algum tempo;
Antes de fazer um tratamento de branqueamento dentário a melhor opção é consultar o dentista, porque manchas e tártaro desaparecem com uma limpeza aos dentes. A limpeza atua no exterior dos dentes, eliminando algumas manchas e tártaro. Já o branqueamento incide no interior do dente. Elimina manchas e dá uma cor mais clara que através de uma simples limpeza não é possível.