Na nossa clínica a área de Saúde e Longevidade assenta em princípios da terapia biológica Integrativa que consiste numa nova abordagem clínica que avalia o seu corpo de uma forma global e sistema integrado.
A Consulta de Medicina Integrativa abrange a Medicina Convencional e a Medicina Complementar. Inicia-se com uma avaliação onde é feito um diagnóstico baseado no sistema de Diagnóstico e Terapia Prognos.
Esta abordagem integra tratamentos da medicina convencional com terapias consideradas complementares. Nela, o paciente pode ser tratado, ao mesmo tempo, com remédios alopáticos e fitoterapia, acupuntura, homeopatia por exemplo.
Realizamos um diagnóstico adequado, terapias personalizadas que incluem um aporte nutritivo de acordo com as suas necessidades especificas, tratamentos e técnicas que passam por suplementação de micronutrientes específicos para o seu metabolismo , fitoterapia, homeopatia etc.
O objectivo é equilibrar o seu organismo , recorrera mecanismos naturais de auto-recuperação, e prevenir o envelhecimento prematuro.
Na definição do Consortium of Academic Heath Centers for Integrative Medicine, “a medicina integrativa é a prática que reafirma a importância da relação entre médico e paciente, com foco na pessoa como um todo, embasada em evidências, e que usa de todas as abordagens terapêuticas apropriadas para alcançar saúde e recuperação”.
Andrew Weil, um dos pioneiros da medicina integrativa, explica o caminho desse conceito associando-o ao da boa medicina, identificada como ele como aquela que utiliza todos os tipos de terapias consagradas cientificamente, sejam oriundas da medicina convencional ou de sistemas médicos não tradicionais, para prevenir e tratar doenças, e promover o bem-estar do paciente.
Weil ressalta também a importância dessa abordagem, mostrando que ela acontece em duas dimensões – uma que expande o rol de escolhas terapêuticas e outra que reintegra mente, corpo e coração, num entendimento de que saúde e doença incluem mais do que apenas o corpo.
E novamente, num entendimento de que o bem-estar do paciente precisa estar em primeiro plano.