atmA articulação temporomandibular (ATM) é responsável pelos movimentos da mandíbula em relação ao crânio. Na sua constituição existe um disco ou “menisco” interposto entre os ossos da mandíbula e do crânio, protegendo-os do atrito e do desgaste.

Os hábitos parafuncionais (hábitos sem função específica), como roer as unhas, morder objetos, mastigar pastilha elástica ou apoiar a mão no queixo
frequentemente, podem prejudicar as estruturas constituintes da ATM, levando a uma disfunção temporomandibular.

 

Morder objetos duros

O hábito de morder objetos como lápis, tampas de canetas ou qualquer alimento duro (gelo, castanhas, nozes) ou mesmo abrir embalagens com os dentes é realizado, muitas vezes, inconscientemente. No entanto, quando repetido sistematicamente, pode provocar consequências para a sua saúde oral, como microfissuras e lascas que afectam a estética dos seus dentes e, a longo prazo, disfunção da articulação temporomandibular.

Mastigar de um só lado / Mastigar pastilha elástica

A mastigação dos alimentos deve ser feita cuidadosamente, vagarosamente e de forma correta. Os alimentos mais duros ou difíceis de mastigar devem ser alternados com alimentos mais macios. Mastigar a comida de um só lado da boca durante as refeições sobrecarrega a mandíbula e a ATM.
Ao mastigar pastilhas elásticas, irá estar muito tempo a fazer o mesmo movimento e a pressionar a mandíbula, havendo também uma carga adicional nos músculos mastigatórios e contribuindo para a disfunção da ATM, bem como para as dores de cabeça.

Roer as unhas

atm_roer_unhasAo roer as unhas, vai originar movimentos assimétricos da mandíbula com grande intensidade e frequência, provocando uma sobrecarga da musculatura da face e desgaste do disco, podendo induzir dor na região temporal, sensação de cansaço muscular, limitação de abertura da boca, dor ao mastigar, estalidos na ATM ou zumbidos (sintomas de disfunção temporomandibular).

Apoiar o telefone com o ombro

Devido a um modo de vida cada vez mais acelerado, queremos fazer várias coisas ao mesmo tempo e por vezes damos por nós a falar ao telefone enquanto escrevemos, arrumamos ou cozinhamos. Ao apoiar o telefone com o ombro, a sua postura fica prejudicada e ocorre a contração de músculos relacionados com a ATM, provocando dor e desconforto. Além disso, para segurar o telefone, fazemos pressão na mandíbula e na região abaixo do ouvido que, coincidentemente, é a zona onde se encontra a ATM.

Os violinistas devem ter em atenção a forma como posicionam o instrumento, uma vez que os ombros e o queixo também estão envolvidos na sua postura habitual.

Apoiar a mão no queixo

Ao apoiar a mão no queixo enquanto descansa, vê televisão ou estuda está a exercer uma pressão adicional na sua mandíbula. Procure sentar-se corretamente e estudar num local apropriado, com mesa, cadeira e um ambiente adequadamente iluminado. Enquanto vê televisão, procure não se deitar de barriga para baixo, de forma a não ter o hábito de colocar a mão no queixo. Durma bem e as horas de sono indicadas, uma vez que adormecer em cadeiras ou nos transportes é prejudicial tanto para a sua postura como para a sua ATM.

Todos estes hábitos, quando repetidos frequentemente, podem prejudicar gravemente a sua articulação temporomandibular levando, a curto ou longo prazo, a sintomas típicos de disfunção temporomandibular, como estalidos na articulação, dor de cabeça ou no ouvido, limitação na abertura da boca, bloqueio ou desvio da mandíbula, dificuldade a mastigar ou zumbidos no ouvido.

Esteja atento aos seus hábitos e, se necessário, peça ajuda para controlá-los, de forma a evitar problemas futuros. Nas Clínicas Viver estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e para encontrar uma solução para as suas queixas.