Será que faz sentido beber leite?

Processo de PASTEURIZAÇÃO do leite

Beber_leite_intolerancia_à_lactoseUma vez mais a transformação dos alimentos e intervenção do homem desprovê os micronutrientes essenciais dos alimentos.

A pasteurização do leite, método que permite a conservação do leite durante meses, destrói as baterias e micro-organismos responsáveis pelas alterações do leite. Este processo é então necessário para que o leite não se estrague, mas ao mesmo tempo destrói as bateras benéficas existentes no leite.

Além das bactérias, a pasteurização destrói muitos outros nutrientes essenciais, enzimas como a lípase e fosfatase indispensáveis para a digestão do leite e absorção do cálcio do leite.

O processo de pasteurização implica submeter o leite a altas temperaturas em apenas alguns segundos.

O processo de pasteurização implica ainda que haja desnaturação de outros nutrientes existentes no leite bem como a adição de alguns conservantes.

Contaminação no leite

O consumo de leite no mundo aumentou muito, o facto de o leite ser um alimento completo e barato e pratico contribuiu para esta massificação. A indústria teve de aumentar também a produção, criando novos de procedimentos que implicaram o uso de químicos.

A produção de leite aumentou 250 % nos últimos 50 anos. Para fazer face a este aumento da procura a indústria incrementou a produção em mais 200 % de leite, isto é, através do uso de químicos a vaca esta sempre a produzir leite.

Durante a gravidez a concentração de estrona, hormona cancerígena para a mama, aumenta cerca de 33% na mulher. As vacas têm maior concentração hormonal do que a mulher.

Facilmente nos passa pela cabeça que poderá haver o risco de, quando bebemos leite, estarmos a ingerir quantidades consideráveis de estrona.

Outras contaminações

– Antibióticos – são administrados às vacas para tratar as mastites, inflamações das mama, dado que o processo de ordenha é continuo é entendível que as vacas tenham mastites crónicas.

– Vit A e Vit D acrescentados. A vitamina D que enriquece os leites que existem nos supermercados é a Vitamina D2 que não é utilizada pelo homem, nós usamos a D3.

– 59 Hormonas bovinas distintas

Hormonas da Vaca 8 pituitárias, Hormonas tiroide, factores de crescimento mais de porque o bezerro está a crescer. Os factores de crescimento são proliferativos existem em todos os cancros.

VARIOS ESTUDOS EPIDEMIOLOGICOS e META ANALISES QUE CORRELACIONAM A Ingestão DE LEITE DE VACA E LACTICINIOS A MUITAS DOENÇAS:

  • Síndrome metabólico
  • Acne e Eczemas
  • Cancro útero e ovários
  • Cancro de mama
  • Carcinoma de células Renais
  • Carcinoma da próstata
  • Osteoporose
  • Alterações do Equilíbrio Ácido-Base
  • Doenças auto imunes
  • Diabetes tipo1
  • Doença de Crohn
  • Artrite Reumatoide
  • Esclerose Múltipla

ALTERNATIVAS AO LEITE DE VACA

FONTES SAUDAVEIS e adaptadas ao nosso organismo

Existem fontes saudáveis de Cálcio, como as crucíferas (couves), brócolos, couve chinesa e com melhor biodisponibilidade, maior quantidade que entra em circulação e pode ser absorvida pelos ossos.

Existem fontes saudáveis de proteína – proteína vegetal – quinoa – considerado pela OMS o melhor cereal tem todos os aminoácidos essenciais que o leite tem.

A quinoa tem também todos os aminoácidos essenciais, os que não produzimos. 

Existem fontes de açúcar de índice glicémico lento (IG) como os cereais integrais

Outras fontes saudáveis de açúcar natural como a frutose da fruta.

Fontes de gorduras polinsaturadas (AGPI) necessárias para prevenção cardiovascular, cancros etc (ómegas 3, 6 9) – azeite (frio, extra virgem, garrafa vidro escuro), óleo de coco, ovos.

Hoje existem várias bebidas que podem substituir o leite, como as bebidas de aveia, arroz, noz, amêndoa, quinoa, alpista.

São alternativas saudáveis seguras e o preço já vai sendo compatível com as nossas bolsas.

É certo que existem muitos estudos a favor e contra, muito podem não traduzir-se em conclusões claras, muito há para fazer e investigar, mas até lá … Por favor reduza ou elimine o leite e outros produtos lácteos da sua alimentação substituindo-o por produtos saudáveis.

Veja o Link: https://www.youtube.com/watch?v=dp7FR3oor98

Saiba mais em: https://clinicasviver.pt