Saúde Oral na grávida e no bebé – Mitos e Verdades

É necessário desmistificar algumas crenças antigas que ligavam a perda de dentes à gravidez. Hoje em dia já está mais que estudado que a gravidez não proporciona o aparecimento de cáries nem tão pouco os bebés “roubam” o cálcio aos dentes das mães.

Devido às alterações hormonais próprias deste período, pode haver mais sangramento gengival e algum desconforto, mas estas situações só serão agravadas se não existirem cuidados adequados de higiene oral. É por isso importante manter as consultas de Higiene Oral na grávida, de forma a prevenir problemas gengivais e periodontais.

Será também nestas consultas que a grávida irá receber informação relativamente aos cuidados de higiene oral no bebé, e será alertada para como evitar problemas orais no seu recém-nascido, e os seus meios de transmissão.

saúde oral na grávida

A cárie dentária é um problema a ter em conta na Saúde Oral

A cárie dentária é uma doença infecto-contagiosa, que pode ser transmitida por microorganismos através de gestos que podem parecer inocentes, como provar a papa da mesma colher e dar beijos na boca do seu filho.

Um outro problema que pode aparecer no seu bebé, é a Candidíase Oral (também conhecida por “sapinhos”), que geralmente está associada aos fracos cuidados de higiene oral. Pode acontecer por resíduos de leite que permanecem na boca do bebé após a amamentação, que vão desencadear o seu aparecimento. Estes são apenas dois exemplos do porquê de se iniciar a higiene oral mesmo antes da erupção dentária. Uma das técnicas que se pode adoptar é a higienização da boca do bebé com uma gaze humedecida, pelo menos uma vez por dia.

Uma outra ideia que precisa ser desmistificada é que os dentes de leite não têm importância. Infelizmente, ainda é bastante comum desvalorizar cáries nos dentes de leite, porque pensar que estes vão cair e dar o lugar aos definitivos. Em primeiro lugar, como já foi referido, a cárie é uma doença infecto-contagiosa, que estando presente em qualquer dente, esta pode ser transmitida para outros, ou seja, isto pode acontecer de um dente de leite para um dente definitivo, portanto estas cáries não devem ser ignoradas. Em segundo lugar, os dentes de leite têm importância na mastigação, em manter espaço para os dentes permanentes, na fonética, influência no crescimento dos maxilares, respiração e deglutição.

É importante que o seu filho seja visto por um profissional de saúde oral até aos 3 anos, de forma a avaliar o estado de saúde oral, e de receber informação adequada a cada caso.