Hoje a vida é um constante Stress, começa logo muito cedo, em criança e persegue-nos até pelo menos à idade da reforma.
Ser criança deveria ser sinónimo de brincadeira, “excesso “ de tempo livre/lazer e calma, mas não, hoje em dia a vida do corre corre dos adultos arrasta também as nossas criancinhas, invadindo-as com stress e ansiedade.
E isto tudo para voltarmos à questão de: Um Bom Sono é sinónimo de bem estar mental, melhoria de produtividade e humor saudável.
Um dia stressante, pode levar uma pessoa a ter uma noite mal dormida, com pesadelos, ou simplesmente não dormir. O excesso de desgaste físico pode influenciar na quantidade de horas dormidas e a qualidade do sono.
Aqui não falamos só nos adultos falamos também nos nossos filhos. Os jovens que dormem mal, sofrem muitas vezes de obstipação e prisão de ventre, queda de cabelo, podendo aumentar a probabilidade de ocorrência de obesidade e figado gordo, entre outros. Já tinha pensado nas consequências do stress e mau sono?
Um bom descanso no período do sono é importantíssimo, a esse repouso chama-se Reposição.
Durante o sono é feita a reposição de neurotransmissores e neuropeptídeos que são substâncias que mantêm o cérebro activo. A questão de o sono reparador ou não, vai depender do nível de stress da pessoa. Quando não dormimos bem, teremos com toda a certeza a médio/longo prazo as suas consequências e isto independentemente do sexo ou idade:
– Fadiga;
– Irritabilidade;
– Tensão;
– Redução intelectual;
– Depressão;
– Insónia;
– Fadiga e até mesmo fibromialgia.
Por todos os motivos e mais alguns, vamos dar-lhe algumas dicas ou procedimentos a utilizar, para que desta forma possa melhorar a qualidade do seu sono e isto aplica-se a toda a família.
Para isso existem factores internos e externos. Os primeiros dependem só de si e terá que se propor a fazê-los com sucesso.
Factores internos
– Disciplina: hora certa para dormir e levantar;
– Dormir só o necessário, isto é, depois de acordar não permaneça deitado, esta atitude deixa a energia do organismo estagnada. A atitude certa é levantar-se.
– Evite ver televisão antes de dormir, porque o seu pensamento tem uma tendência a reter a informação vista anteriormente. Aproveite para relaxar de forma mais saudável.
– Evite o “dormitar”, pois o “dormitar” faz a reposição de parte da energia do organismo indo-se reflectir à noite, quando depois não consegue dormir;
– Evite excesso de esforço físico;
– Evite consumir refrigerantes com cafeína, café, chá preto, álcool. após às 17h00.
– Atenção, Não Fume a nicotina é um estimulante.
Factores externos prejudiciais ao sono
– Barulho
– Temperatura do ambiente; um ambiente húmido ou abafado prejudica o sono;
– O seu Colchão e almofada devem ser confortáveis e limpos;
– No seu quarto deve estar unicamente a sua cama, é o local para dormir; não é um escritório nem tão pouco a sala de estar onde tem a televisão.
Tome estes conselhos como certos e muito úteis para a alteração do(s) seu(s) hábitos de vida. Estes vão-lhe ser preciosos na sua qualidade de vida a médio/longo prazo e vão igualmente reflectir-se na sua atitude perante os que o rodeiam socialmente.
O sono é muito IMPORTANTE para as funções Biológicas. O tempo de duração varia de pessoa para pessoa, sendo sempre maior na infância e menor na velhice. Isto porque, o nosso organismo é muito inteligente e percebe que horas são pela presença ou ausência de uma hormona controladora do sono chamada “melatonina”.
Esta é produzida pela “glândula pineal”. Esta recebe ordens de determinadas áreas do cérebro chamadas núcleos supraquiasmáticos, que funcionam como um relógio biológico.
A glândula pineal tem ligação com os nervos dos olhos, que transmitem o sinal dos olhos para a glândula pineal, determinando assim a hora de iniciar e parar a produção de melatonina.
Não se esqueça que temos urgência em ajustar o seu relógio biológico.
É muito comum com o estilo de vida moderno a pessoa apresentar diversos tipos de perturbações do sono, entre os mais comuns estão a sonolência durante o dia e a insónia.
Pessoas que não dorme bem durante a noite podem apresentar sonolência durante o dia. Este fenómeno pode estar associado a doenças como a depressão.
As queixas relacionadas com o sono, são frequentes não só em adultos jovens, adultos ou idosos.
Para anular ou minimizar ao máximo estas queixas é muito importante adoptar hábitos saudáveis para uma boa higiene do sono e obter melhor qualidade de vida.
O bom sono é uma noite bem dormida, independente do tempo dormido.
A falta de sono leva à fadiga, irritabilidade e prejuízos na memória, para solucionar o problema, devemos investigar os distúrbios , para isso o mais indicado é fazer um Biodiagnóstico com Consulta IN, para que desta forma possamos melhorar substancialmente a qualidade de vida do paciente. Por vezes a falta de sono confunde-se com Insónia, mas por vezes não é bem assim, existem outros distúrbios envolvidos.
Nada como uma “higiene do sono”!!!!!
Afinal, “isto” não são mais do que um pequeno conjunto de regras, que nos vamos propor a fazer, tendo sempre em atenção o que já lemos anteriormente e depois é só entrar na nossa rotina.
Vai ver que não afectará em nada o nosso dia a dia.
– Procure estabelecer horários e rotinas regulares para se deitar e para despertar, assim como hábitos que indicam o seu horário de dormir.
– Organize o seu quotidiano em termos de horário de refeições, lazer, actividade física, etc.
– Avalie as condições ambientais que o rodeiam, como já anteriormente falamos (quarto, temperatura…).
– Não durma mais do que aquilo que precisa, só o Necessário.
– Esteja relaxado ao ir dormir e procure sempre dormir no mesmo lugar.
Esteja atento, por vezes andamos distraídos com aquilo que realmente é essencial, contacte-nos e venha CUIDAR DE SI.
As Clínicas Viver são pioneiras nesta área da terapia biológica e da Alteração do Modo de Vida.