Uma em cada oito pessoas sofre de dor de cabeça que, muitas vezes pela gravidade, não permite uma vida normal. Estima-se que 80% das dores de cabeça são causadas pela tensão muscular e muitas dores de cabeça de tensão têm origem na oclusão dentária.
As disfunções temporomandibulares (DTM) têm como causa múltiplos factores, onde é importante salientar hábitos como roer as unhas, morder os lábios e o bruxismo (ranger e apertar os dentes), que contribuem muito para o aparecimento e persistência dos sintomas das DTM.
A dor de cabeça faz parte dos sintomas mais relatados pelos pacientes com DTM uma vez que afeta pessoas de todas as idades (54,2% adultos, 51% adolescentes e 24% idosos) e de ambos os sexos, sendo mais comum em mulheres.
A dor de cabeça pode estar localizada na região temporal ou do mesmo lado da disfunção da articulação. Esta dor é denominada dor de cabeça secundária, ou seja, tem como causa a presença de disfunção da articulação.
A dor de cabeça de tensão resulta do esforço ou contracção muscular excessivos. O apertamento dentário (bruxismo) pode ser uma das causas da dor de cabeça de tensão. Esta dor pode manifestar-se em um ou em ambos os lados, ou circundar toda a cabeça, quando os músculos são submetidos a um esforço durante um longo período de tempo.
Se a sua mordida é instável, ou seja, se tem uma má oclusão, como no caso de perdas ou desalinhamentos dentários, os músculos “trabalham” mais para manter os dentes juntos, resultando num esforço muscular acrescido.
Como a sua cabeça é equilibrada na região superior da coluna cervical por músculos do pescoço, ombros e costas, estas regiões também podem apresentar dores provenientes da tensão muscular, acabando por influenciar a oclusão dentária.
A enxaqueca (tipo de dor de cabeça mais frequente) é uma dor que geralmente afeta metade da cabeça e que agrava com o esforço físico. Pode também apresentar, associada à enxaqueca, intolerância à luz (fotofobia), intolerância a ruídos (fonofobia), intolerância a odores (osmofobia), náuseas e vómitos.
Alguns sinais específicos que podem indicar que a sua dor de cabeça tem origem dentária são:
- Dor atrás dos olhos;
- Músculos doridos ou cansados;
- Dor à palpação;
- Dor de cabeça ao acordar;
- Estalidos na ATM;
- Ranger os dentes.
Se suspeitar que a sua dor de cabeça possa ter origem no seu sistema mastigatório (dentes e oclusão), sugerimos que procure um profissional de saúde, como o médico dentista especialista em DTM ou o médico neurologista, para que seja feito um diagnóstico diferencial e estabelecido um plano de tratamento adequado.
Na Clínica Viver, poderá marcar uma consulta de oclusão para despiste e diagnóstico destas patologias.