Durante a remoção destes materiais há sempre libertação de vapores de mercúrio e poderão soltar-se pequenas limalhas de metal. Este protocolo vai permitir-nos respeitar a saúde do nosso paciente e a dos profissionais que a realizam.
O protocolo do IAOMT consiste em:
- Colocação de um dique de borracha para isolamento absoluto do dente a trabalhar que permite não haver contaminação para o resto da cavidade oral nem qualquer risco de ingestão.
- Utilização de um aspirador específico, diferente do habitual, de forma a aspirar qualquer e todo o resíduo e vapor de amálgama.
- Fornecimento de um meio alternativo de oxigenação. O paciente será instruído para não respirar pela boca, fazendo-o apenas pelo suporte secundário.
- Utilização de um purificador de ar no consultório específico para o procedimento.
- Utilização de óculos, máscaras e restante material de proteção pelos médicos e doente.
- Manutenção da amalgama na temperatura considerada ideal e tentar, sempre que possível, que a amálgama seja retirada por inteiro.
- Limpeza da cavidade oral de acordo com o protocolo.
Antes da consulta para a remoção das amálgamas é aconselhado que o paciente faça um teste dos metais pesados para avaliar o seu nível de intoxicação e para estabelecer um plano de suplementação correcto e adequado ao seu caso.
Se gostava de obter mais informações acerca do nosso método, aconselhamos que marque uma consulta de avaliação para estabelecermos o plano de mais indicado para si.