A Reflexologia é uma Terapia complementar não-invasiva que se baseia na pressão sequencial de zonas reflexas dos pés, mãos e face.
Uma das novidades que a Clínicas Viver tem ao seu dispor é a reflexologia para as crianças e bebés.
O que é a reflexologia e de que forma pode ser utilizada para o bem-estar do paciente?
Define-se a Reflexologia como: “… uma terapia que se baseia no princípio da existência de pontos reflexos nos pés e mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. Ao estimular estes reflexos, através de técnicas específicas, o terapeuta de Reflexologia irá ajudar o corpo nos vários processos homeostáticos.
A reflexologia hoje em dia e cada vez mais é usada desde os bebés até aos idosos e nos cuidados paliativos no alívio da dor. É sobretudo um método que ativa os poderes curativos do próprio organismo.
Este é um método muito antigo tendo sido utilizado na antiga China, ajuda em diversas situações tais como:
- Alívio de situações de dor
- Relaxa a tensão nervosa e muscular
- Normalizava as funções de glândulas e órgãos
- Pode acelerar o processo de recuperação
O corpo humano é composto por vários sistemas (endócrino, circulatório, respiratório… etc), cada um deles trabalha de acordo com as suas leis e objetivos. Para que todo o corpo se encontre saudável, todas estas partes têm de trabalhar em conjunto, como um todo. Se uma parte se torna mais lenta outras irão sofrer consequências! Desde a parte anatómica, bem como as emoções, a mente, a alma.
Exemplificando: “quando recebemos uma má notícia…esta afeta o processo digestivo?!(se a emoção é negativa o resultado fisiológico, geralmente também o será!) Assim para que o corpo “esteja” em harmonia é crucial fazer uma revisão geral.
Com a REFLEXOLOGIA consegue-se que o corpo humano encontre um estado sinergético ou homeostático. Cada vez mais as pessoas procuram a reflexologia como complemento à sua recuperação ou ao seu Bem-Estar geral. A reflexologia pode funcionar como uma terapia complementar a outros tratamentos médicos ou servir mesmo como terapia individual.
As Clínicas Viver tendo como lema trabalhar em complementaridade e de forma integrada com as diferentes especialidades e terapias.
Esta é uma terapia em franca expansão, com um papel muito importante nos dias de hoje. É também por isso que podemos afirmar que é uma boa ferramenta no auxilio à medicina convencional.