A Clínica Viver, como clínica médica multidisciplinar disponibiliza aos seus pacientes a especialidade de quiropráctica. Contudo para
muitos existe alguma “baralhação e mesmo desinformação ” sobre o que é e para que serve esta especialidade.
O que é a Quiroprática?
A Quiroprática é uma disciplina de cuidados de saúde que enfatiza o poder inerente do organismo de auto recuperação sem recorrer ao uso de medicamentos e intervenções cirúrgicas. A prática da quiroprática centra-se na relação entre estrutura (primordialmente a coluna) e a função (tal como coordenada pelo sistema nervoso) e de que forma esta relação é passível de afetar a preservação e restabelecimento da saúde. A quiroprática centra-se na relação entre as principais estruturas do corpo – o esqueleto, os músculos e os nervos – e a saúde do paciente.
Os quiropráticos partem da premissa de que a saúde pode ser melhorada e preservada com a realização de ajustamentos a estas estruturas, particularmente à coluna vertebral. A quiroprática baseia-se no facto científico de que o sistema nervoso regula e controla todas as funções do organismo. Qualquer interferência com esta função vai alterar a capacidade do organismo de se restabelecer a funcionar corretamente. A função adequada da coluna vertebral é fundamental para a saúde.
O objetivo do médico quiroprático é avaliar, identificar e corrigir as subluxações vertebrais (subluxações da coluna – significa “algo ligeiramente deslocado ou mal alinhado dos ossos na coluna”) e maus funcionamentos articulares, os quais causam problemas na coluna e na função neurológica.
O médico quiroprático é um profissional que não receita medicamentos nem efetua intervenções cirúrgicas, embora e quando necessário encaminhem os pacientes para estes serviços se houver indicação médica para tanto.
A maior parte dos pacientes procuram os cuidados de um quiroprático para dores na coluna, dores no pescoço e problemas nas articulações. Contudo, muitos pacientes recorrem a um quiroprático como médico de cuidados primários, uma vez que preferem planos de tratamento que não se baseiam em medicamentos nem em intervenções cirúrgicas.
A Clínicas Viver prima pelo profissionalismo da sua equipa de médicos e colaboradores, dai trabalhar com profissionais qualificados e com largos anos de experiência na sua área.