Quanto tempo demora a colocar implantes dentários?

O que hoje é novidade e queremos a todo o custo adquirir, amanhã já é obsoleto, e deitamos fora. Habituámo-nos a querer e a ter de imediato. Não convivemos bem com a demora entre o desejo e a sua concretização.

Quero e posso suportar os custos financeiros dos implantes dentários de que necessito. Ao fim de quanto tempo posso sorrir de orelha a orelha e mastigar o que quiser?

implantes dentariosNo que respeita à saúde em geral, e em particular ao processo de implantes dentários, apesar da constante optimização dos procedimentos, das tecnologias, dos materiais e medicamentos, podem existir condicionalismos de várias ordens que interfiram no tempo do tratamento.

Na primeira consulta, o especialista em implantes dentários, competente, honesto e consciente, tem de obter o máximo de informação acerca do seu paciente: estado físico/psicológico em geral, ansiedade, expectativa, ambiente familiar e profissional, hábitos tabágicos ou outras dependências.

Além disso, o médico deve dar a conhecer, de uma forma clara e objetiva, o que vai fazer, como, quando e que recursos materiais vai utilizar. Quais os tempos de consulta necessários bem como o seu espaçamento. Este deverá ser o ponto de partida para uma relação empática e de confiança entre médico e paciente.

Antes de iniciar a cirurgia para colocar os implantes dentários, o especialista pode ter necessidade de realizar outros tratamentos dentários (remoção de cáries, desvitalizações, restaurações, tratamento da mobilidade de dentes, movimentação ortodôntica em caso de falta de espaço), bem como higienização e destartarização, a fim de prevenir possíveis contaminações bacterianas durante o ato cirúrgico.

Pode então depreender-se que o processo de implantes dentários pode não ser tão rápido como se desejaria!

E, se adicionalmente, a quantidade e qualidade de osso residual não é suficiente para os implantes dentários? Poderá ser necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos regenerativos, efectuando-se enxertos ósseos.

Uma cirurgia bem sucedida, boa higiene, cicatrização no tempo previsto, ligação consistente entre o osso e o implante (osteointegração), impressões e provas feitas? Então… só falta mesmo colocar as próteses.

Nas Clínicas Viver, pode marcar a sua consulta de avaliação de implantes dentários e contar com médicos especializados, que lhe explicarão qual o plano de tratamento que melhor se adequa à sua situação, bem como o tempo que poderá levar até concluir todo o procedimento.

No entanto, nos casos em que a estética é evidente e obrigatória, existem outro tipo de soluções rápidas e eficazes para que nunca deixe de sorrir!

Imagine que partiu um dente quando praticava um desporto e o especialista a que recorreu confere que tudo está ótimo e que não há qualquer tipo de contra indicações que impeçam a realização da cirurgia.

Nesta situação, pode perfeitamente, no mesmo dia, ou em 24 a 48 horas, sair da clínica como implante dentário e a prótese colocada, com o mínimo de desconforto e um bom prognóstico pós-operatório.

Saiba mais sobre Implantes Dentários