Dra. Joana Cruz na rubrica SAÚDE EM DIA na Rádio SIM:
http://radiosim.sapo.pt/
Qual a importância da higiene oral?
higiene oral é fundamental para a saúde de toda a nossa boca, desde a língua, mucosas, gengivas, dentes, etc. Através de uma higiene oral eficaz conseguimos prevenir uma série de doenças que podem trazer complicações e dor, tais como, a cárie, a gengivite, a periodontite.
Como tanta gente não gosta de ir ao dentista, eu costumo dizer que prevenindo custa menos ir ao dentista, os tratamentos a ser feitos são provavelmente menos ou nada dolorosos e o argumento que as pessoas mais costumam gostar é que se gasta menos dinheiro. O problema que se coloca é que muitas pessoas só aparecem quando sentem dor. Em relação à prevenção através da higiene oral o que acontece é que os doentes pensam que ao escovarem muitas vezes os dentes estão livres de cáries, mas se as escovagens não são correctas de nada adianta.
Como deve ser feita uma higiene oral correcta?
Para mim, a técnica mais eficaz é colocar a escova na transição entre a gengiva e o dente e fazer uma ligeira inclinação de forma a que os pelos da escova consigam entrar dentro do sulco que existe entre a gengiva e o dente e onde se acumula mais placa bacteriana. Depois basta fazer movimentos de vai e vem, para a frente e para trás passando com esta mesma técnica em todas as localizações dos dentes. Para além disto, é indispensável a utilização de dispositivos de limpeza interdentários.
O que são dispositivos de limpeza interdentária?
É o chamado fio dentário ou escovilhões. O fio dentário deve ser cortado na extensão entre a mão e o cotovelo, depois deve ser enrolado nos dedos e com a ajuda do polegar para os dentes superiores e do indicativo para os dentes inferiores deve ser passado entre os dentes entrando e saindo com movimento. Os escovilhões são indicados para espaços maiores quando o fio não remove toda a placa bacteriana adequadamente. Funcionam como umas micro escovinhas que existem em vários tamanhos e se introduzem entre os dentes escovando essa zona dos dentes e gengivas. Para muitos doentes torna-se mais prático de utilizar do que o fio dentário. Eu aconselho a toda a gente experimentar.
Qual a melhor escova?
Quanto mais simples melhor. A escova que eu aconselho deve ser de dureza média e de preferência com os pelos da escova cortados a direito.