Com a mastigação dos diferentes alimentos que integram, ou devem estar presentes na alimentação, é natural que fiquem apreendidos restos alimentares entre os espaços dentários. Por vezes, são tão minúsculos que nem os visualizamos ou sentimos, contudo, podem ser os responsáveis por tratamentos dentários e dispêndio de custos financeiros consideráveis.
A não remoção atempada dessas minúsculas partículas, no meio dos dentes e em contacto com os tecidos moles das gengivas, vão provocar o aparecimento de bactérias (placa bacteriana) e tártaro (calculo dental).
Tratamentos dentários para prevenir problemas na boca
Se este comportamento se perpetuar, mais tarde ou mais cedo surgirão problemas mais graves na saúde oral, tais como, mau hálito, dor, escurecimento dos dentes e aparecimento de cáries, mobilidade dos dentes ou fracturas, gengivas sensíveis que podem sangrar, doenças periodontais, etc, além dos riscos de comprometimento da saúde física em geral e do bem-estar social (evitar sorrir e/ou falar).
Para que o desenvolvimento da dentição se faça de forma harmoniosa e saudável, desde o aparecimento do primeiro dente, é necessário que, muito precocemente, se ensine o conceito de higiene bucal, prevenção de doenças, tratamentos dentários e vigilância médica.
Aqui, entram conceitos básicos, como ensinar a escovar os dentes, a utilizar o fio dental e a recorrer ao elixir bocal, entre diversos outros. Quem for ensinado, desde tenra idade, a adoptar este tipo de comportamentos, terá muito menos tendência para ter de recorrer a tratamentos dentários ao longo da sua vida. As idas regulares ao dentista são outro factor essencial.
Apesar de todos os cuidados, os dentes nascem tortos e desalinhados! Que posso e devo fazer?
Nas Clínicas Viver, contamos com uma vasta equipa de especialistas em Medicina dentária, nomeadamente ortodontistas e higienistas, que lhe proporcionarão uma melhoria da estética dos dentes desalinhados, e facultarão todos os cuidados e tratamentos dentários para manter uma boa saúde oral.