Portugal tem altos níveis de gordura localizada

Portugal é o terceiro país da Europa Ocidental com maior percentagem de raparigas com excesso de peso e obesidade 

Será que é porque a gastronomia portuguesa é considerada uma das melhores do Mundo? A verdade é que um estudo divulgado no passado mês de Maio pela revista Lancet concluiu que o nosso país é o terceiro da Europa Ocidental com maior percentagem de raparigas com excesso de peso e obesidade. Trazendo inúmeras consequências estéticas (como o aparecimento de gordura localizada) e de saúde (a hipertensão arterial e desenvolvimento de diabetes são apenas alguns exemplos), o excesso de peso chega a afectar 27.1% das jovens portuguesas.

De resto, esta investigação ainda revelou que o número mundial de pessoas obesas (e com excesso de peso) teve uma subida significativa nos últimos trinta anos: se, em 1980, existia 857 milhões de doentes a sofrer deste problema, em 2013, já são 2,1 mil milhões de pessoas que têm peso a mais. E os números nunca param de aumentar.

No caso específico da Europa Ocidental, os dados referentes ao ano de 2013 indicam que a obesidade e o excesso de peso afectam, em média, 24.2% dos rapazes até aos 20 anos, 22% das raparigas, 61.3% dos homens e 47.6% das mulheres. Em Portugal, todas as taxas estão acima da média regional: o excesso de peso atinge 28.7% dos rapazes, 27.1% das raparigas, 63.8% dos homens e 54.6% das mulheres. Já a obesidade afecta 8.9% dos rapazes, 10.6% das raparigas, 20.9% dos homens e 23.4% das mulheres.

Conselhos úteis para se despedir do excesso de peso e da gordura localizada 

gordura localizadaQuais são os passos necessários para conseguir resolver este problema? Por exemplo, como perder gordura localizada, uma das principais consequências estéticas resultantes do excesso de peso?

Antes de mais, é essencial consumir imensa água. Sendo assim, consegue-se acelerar o metabolismo de queima de gorduras. Por esse motivo, torna-se altamente aconselhável ingerir pelo menos litro e meio de água natural. Já agora, acompanhe esses copinhos de água com peças de fruta – pelo menos, três por dia. Afinal, os frutos são ricos em vitaminas e sais minerais. Por outro lado, evite os produtos mais calóricos: bananas, figos, melão, uvas e manga são apenas alguns exemplos.

Proteínas. Eis outro ingrediente essencial para perder gordura localizada. Afinal de contas, as proteínas promovem a saciedade. Logo, tente incluir ovos, carne, peixe, leguminosas (feijão, grão, lentilhas) nas suas refeições, mas evite um consumo excessivo de proteínas, visto que essa atitude pode prejudicar a saúde dos seus rins.

Aceite ainda outra sugestão: deve reduzir o consumo de trigo, visto que este ingrediente tem a capacidade de desacelerar o metabolismo e de acelerar a acumulação de gordura. Como é óbvio, há certos produtos que são completamente proibidos. Caso queira perder gordura localizada de forma saudável, esqueça o álcool, o sal, o açúcar ou ainda os produtos lácteos.

Fontes: SAPO Saúde e Activa.

Conheça mais conselhos preciosos para perder gordura localizada com as Clínicas Viver.