Porquê fazer enemas de forma regular?

O enema é uma técnica que se utiliza para lavagem do cólon e que é importantíssima nos programas de desintoxicação naturais porque constitui uma forma importante de limpeza.

A limpeza do intestino permite a eliminação dos sintomas relacionados direta o indiretamente com o seu mau funcionamento.

A principal vantagem da limpeza intestinal é a imuno estabilização, uma vez que 80% das defesas do organismo se encontram na mucosa do intestino delgado e grosso. A limpeza dos gânglios linfáticos intestinais aporta equilíbrio do sistema imunitário com a respetiva diminuição dos processos alérgicos. A limpeza elimina ainda focos de micoses das paredes do intestino.

O intestino grosso, principal órgão de eliminação (simplificadamente e erroneamente chamado de cólon), é a parte final do tubo digestivo. É responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal e a riqueza da flora bacteriana.

As funções do intestino grosso são: absorção de água e de certos eletrólitos; síntese de algumas vitaminas pelas bactérias intestinais; armazenagem temporária dos resíduos; eliminação de resíduos do corpo (defecação).

O reto, que faz comunicar o cólon com o exterior através do orifício anal (ânus), apresenta uma dilatação chamada ampola retal, cujo alargamento (pelas fezes) desencadeia o ato de defecação. O ânus encontra-se fechado por um músculo chamado esfíncter anal, situado à sua volta, em forma de anel. No intestino grosso são acumulados os resíduos da digestão, as fezes, sendo-lhes absorvida a água antes de passarem a ampola retal.

O intestino grosso absorve a água com grande rapidez: em cerca de 14 horas, o material alimentar adquire a consistência típica do bolo fecal.

A questão é que a problemática das aflatoxinas vai muito além dos campos agrícolas – é na fase de armazenamento que o problema se agrava pelo risco de humidade aumentada, podendo ainda desenvolver-se nas fases de embalamento, transporte, no local de venda e consumo do produto, e inclusive em casa do consumidor.

Vantagens das limpezas de cólon:

  • Melhoria da função intestinal (obstipação, gases, dores, inchaço).
  • Melhoria de asmas, alergias e problemas dérmicos como eczema atópico.
  • Melhoria das funções renais.
  • Melhoria da função da bexiga e dos esfíncteres.
  • Melhoria do retorno venoso, de problemas como varizes e hemorroidas.
  • Melhoria do funcionamento ovárico e das dismenorreias.
  • Melhoria de problemas prostáticos.
  • Melhoria da patologia digestiva, problemas de funcionamento da vesícula biliar, gases, flatulência.
  • Melhoria das alterações metabólicas, obesidade, retenções de líquidos, celulite.
  • Melhoria da patologia dérmica, acne, psoríase, manchas, etc.
  • Melhoria de todas as patologias de origem congestiva, como rinite, asma, alergias, cefaleias.

Como fazer enemas / clisteres?

 É seguro fazer enemas em casa, desde que tenha atenção aos seguintes aspetos:

  • Usar água destilada ou purificada (máquinas de tratamento de água).
  • A água deve estar morna.
  • Não utilizar mais do que 1 l de água.
  • Usar um saco de enemas normal.
  • Aplicar o enema na posição lateral sobre o lado esquerdo. Mantenha-se bem relaxado.
  • Algumas pessoas necessitam de um lubrificante para o reto: pode usar azeite, vaselina, glicerina ou óleo de coco.
  • Deixe a água fluir lentamente. O ideal seria introduzir lentamente toda a água, esperar cerca de 10 minutos na mesma posição e depois evacuar.
  • Se não conseguir, pode dividir a quantidade total da água por 3 vezes. Pare a introdução de água quando sentir movimentos no intestino, evacue e repita a operação até usar toda a água.
  • Se o seu intestino for preguiçoso, isto é, se não sentir movimentos intestinais, adicione umas gotas de limão à água destilada morna.

Estes enemas são suaves, não profundos e não provocam desconforto. Podem e devem ser feitos uma ou mais vezes por semana.

Enemas com café, porquê?

Enemas com café auxiliam o fígado no processo de desintoxicação. Ajudam a destruir parasitas, a eliminar e drenar resíduos.

O café estimula a ação de uma enzima, a glutationa transferase, envolvida numa reação vital do processo de desintoxicação. Os palmitatos do café, ricos nesta enzima, além de reforçarem o sistema enzimático de desintoxicação, são fundamentais na remoção de radicais livres do sangue, combate ao envelhecimento, rejuvenescimento celular, têm uma ação imunomoduladora (fortalece o funcionamento do sistema Imune), na proteção celular contra substâncias cancerígenas e na peroxidação lipídica (reação em cascata que ocorre nas células e forma radicais
livres a partir da oxidação de gorduras).

O litro de água do enema estimula o sistema nervoso visceral, promove o peristaltismo e o trânsito de bílis tóxica.

Se conseguir, mantenha a água dentro do intestino durante pelo menos 10 minutos, virando-se sobre o lado direito. Esta água com café tem a capacidade de absorver tóxicos do sangue. Estes enemas podem funcionar como uma diálise do sangue através da parede do intestino.

Como fazer enemas com café?

Prepare uma infusão com 1 litro de água destilada ou purificada com 3 colheres de sopa de café biológico de moagem média ou café verde bio. Quando a água ferver, adicione as 3 colheres de café, baixe o lume e mexa bem. Após cerca de 10 min apague o lume e deixe ficar mais cerca de 10 minutos em contacto. Junte mais água destilada para compensar a água que se evaporou, ate perfazer 1 litro.

Use esta infusão quando a temperatura estiver a cerca de 38 ºC. Pode arrefecer no frigorífico.

Em alternativa, pode colocar o café feito em máquina com filtro e utilizando 3 colheres de sopa de café bio. Junte esse café já preparado e filtrado à água que entretanto já aqueceu. Deixe arrefecer até cerca de 38 ºC e use esta preparação para o enema.