Porque envelhecemos? Como lutar contra o envelhecimento acelerado?

São muitas as teorias propostas para explicar o processo de envelhecimento. É um facto que, hoje em dia, através da evolução da ciência, é possível retardar o processo de envelhecimento e chegar a idoso sem achaques e desfrutando da vida em pleno. 

Nas Clínicas Viver dispomos de uma série de ferramentas que nos permitem avaliar a idade biológica e cronológica e propor medida de anti-envelhecimento.

envelhecimento

Porque envelhecemos?

Ao longo da História, filósofos, cientistas procuram respostas e justificações para o processo de envelhecimento e morte do ser humano. Existem várias teorias, Teoria do deficit Imunitário explica que em certos estados de deficiência relacionados com má nutrição ocorre diminuição nas respostas das células e mediadores envolvidos na resposta imunitária com antígenos que levaria ao envelhecimento e morte.

Teoria dos Radicais Livres é a teoria mais antiga e aceite. Em 1954 o Dr Demma Harman descreveu pela primeira vez a teoria dos radicais livres como causa de envelhecimento. Nessa altura a teoria de Demma não foi bem aceite dentro da comunidade científica no entanto hoje em dia há muitas evidências científicas que mostram o efeito negativo nas células, tecidos e órgão dos superóxidos.

Teoria dos telómeros Esta é uma teoria com muita aceitação na comunidade científica e alvo de muita investigação. A parte final da estrutura dos nossos cromossomas chama-se telómero.

Acontece que quando as nossas células se dividem, a copia do telómero é parcial e não completa, o que significa que esta estrutura proteica que protege o nosso DNA vai – se perdendo. Como resultado de cada divisão celular os telómeros gastam-se e ficam cada vez mais curtos.

Quando estes telómero atingem determinada medida a célula fica incapaz de se reproduzir e então origina erros que conduzem à sua própria morte, apoptose ou morte celular programada.

Analisando as várias teorias verificamos que existe um denominador comum devemo-nos proteger de agressões externas que promovem o envelhecimento e para isso devemos diminuir a exposição e simultaneamente aumentar as defesas 

O que fazer para retardar o nosso envelhecimento?

Modo de Vida, A forma como vivemos influencia a nossa saúde mais do que julgamos. A atividade física regular tem um impacto muito positivo na nossa saúde física e mental e consequentemente no envelhecimento.

A atitude positiva perante a vida e o mundo que nos rodeia, a alimentação anti-oxidante, hipotóxica cheia de fitonutrientes e vida são factores determinantes no controlo do envelhecimento.

A ingestão de quantidade moderada de calorias esta também diretamente ligada a processos de atraso no envelhecimento

Venha ter connosco, marque a sua avaliação gratuita e explicar-lhe-emos como podemos controlar seu processo de envelhecimento: geral@clinicasviver.pt