Porque é importante apoio emocional durante o plano de emagrecimento?

Porque emagreço apenas uns quilos depois de tantos sacrifícios, e de repente engordo, mais ainda do que antes deste autêntico calvário?

Como emagrecer sem estabilidade emocional?

Emagrecer e manter peso de forma saudável é um processo difícil, mas o primeiro passo no caminho certo de como emagrecer bem, é colocar-se a questão: Que relação tem o estado emocional com a alimentação?

«Cada um é o que pensa e o que coloca no prato a abarrotar»… sendo assim, como emagrecer e inverter esta tendência?

Há muito que pode e deve ser feito, a começar pela ida a um técnico de saúde especializado. Da avaliação prévia, física e emocional resultará um tratamento adequado, um plano de como emagrecer eficazmente, e manter o peso ideal. Mas pode não ser o suficiente para o sucesso a médio e longo prazo!

emagrecerComo emagrecer rompendo com velhos hábitos?

O ser humano tem uma capacidade extraordinária para se adaptar a inúmeras situações e adversidades, mas é tão difícil e complicado mudar comportamentos há muito instalados no corpo e na mente, porque será?

São diversos e com graduação de importância diferentes os fatores  que intervêm nas mudanças comportamentais, neste caso, problemas afectivos levados para o prato das refeições, tais como: necessidade de agradar e ser aceite, rejeições, perdas, luto, rompimentos, raiva reprimida, depressão, vazio existencial, etc, etc.

Pratos bem calóricos, ou generosas fatias de bolo de chocolate, podem representar o carinho que a pessoa se faz a si própria em substituição dos afectos perdidos, ou seja, acalmam e funcionam como anti-depressivos e ansiolíticos.

Para manter esse estado de acalmia, repetem-se as doses por dias e anos…e assim surge a obesidade e outros transtornos alimentares gravosos para o organismo, e inevitavelmente, insucesso na tentativa de como emagrecer de forma saudável.

Então como emagrecer se a emoção supera a razão?

O apoio emocional de familiares e amigos durante o tratamento é muito importante, mas de extrema relevância e imprescindível, é o apoio psicológico profissional ao longo de todo o processo. A psicologia também ajuda as pessoas com este tipo de dificuldades e compulsões, e propõe uma reprogramação mental no que respeita á relação alimento/emoção.

Emagrecer e não reincidir pode parecer missão impossível, os nossos psicólogos vão ajudá-lo a perceber, como as suas emoções se reflectem no que come, e no corpo que vai conseguir exibir.

Saiba como emagrecer em clinicasviver.pt