pessoa cansada de doenças autoimunes

Sabia que existe uma relação direta entre o aumento da permeabilidade intestino e o desenvolvimento de doenças autoimunes?

O intestino é um dos principais órgãos do sistema imunitário, uma vez que contém cerca de 70% das células do sistema imune. Assim, a saúde intestinal deverá ser sempre o principal foco no tratamento de patologias. Inúmeras doenças, incluindo as doenças autoimunes, têm sido associadas a alterações da permeabilidade intestinal.

Quando há um aumento da permeabilidade intestinal, há um aumento das substâncias nocivas que passam para a corrente sanguínea que, em condições normais, seriam excretadas. Esta condição leva a uma desregulação e a uma hiperestimulação da resposta imunitária e inflamação.

A fisiopatologia das doenças autoimunes inclui 3 fatores principais: a suscetibilidade genética (que poderá levar a uma desregulação das respostas adaptativas e inatas do sistema imune), o meio ambiente (o contacto com agentes patogénicos que, por mimetismo celular se assemelham às células do nosso organismo, levando a uma reação desapropriada do sistema imune contra determinada célula ou órgão do nosso sistema), e uma diminuição da integridade da barreira intestinal (devido ao aumento da permeabilidade intestinal).

Entre os vários possíveis estímulos que podem desencadear uma alteração da permeabilidade intestinal destacamos a alimentação desadequada (rica em açúcar e hidratos de carbono refinados, consumo excessivo de glúten), o stress, infeção por agentes patogénicos.