Sempre que falamos em excesso de peso ou perigos da gordura associamos normalmente a doenças cardiovasculares.
Está provado que a gordura é responsável pela inflamação de órgãos e artérias, provoca envelhecimento, debilidade do sistema imunitário, aumento da pressão arterial e doenças cardiovasculares.
Hoje gostaria que vos deixar outros riscos cujo excesso de gordura poderá ser um factor determinante e são muito comuns:
APNEIA DO SONO – Muitos dos obesos tem períodos em que não respiram ou respiram mal. Estes períodos que podem ir até aos 10 segundos, são tanto maiores quanto a quantidade de gordura localizada na garganta. Esta gordura dificulta a respiração pois enquanto dormimos ela pressiona a garganta e diminui o espaço de entrada de ar.
Um problema associado à apneia do sono é o facto da pessoa não entrar num sono REM, este é o sono reparador, fundamental para a saúde, equilíbrio e ajuda a perder peso.
PROBLEMAS NAS ARTICULAÇÕES – O excesso de peso é carregado por nós e por todo o nosso corpo. As nossas articulações sobrem um desgaste maior, agravado pelos problemas de retenção de líquidos e edemas que coexistem nestas situações.
MAIOR RISCO DE CANCRO – O risco os cancros, especialmente , os sensíveis a hormonas (cancro mama e próstata) é aumentado com valores grandes de gordura. A gordura possui enzimas que transforma algumas hormonas que podem contribuir para um maior risco de cancro.
Outra questão fundamental quando há excesso de peso e gordura inflamatória prende-se com algumas disfunções do sistema imunológico, fundamental para nos proteger dos cancros.