Podemos potenciar o efeito de um regime alimentar inteligente através da colmatação de défices micronutricionais e/ou da inclusão de substâncias naturais que permitem otimizar alguns metabolismos, como a oxidação das gorduras, o metabolismo do açúcar ou o proteico.
Será que eu tenho défices nutricionais?
É recomendado avaliar as concentrações sanguíneas às vitaminas, minerais, ácidos gordos entre outros nutrientes. Mediante os resultados suplementar de acordo com as suas necessidades.
Quais os défices mais comuns?
- Vitaminas do complexo B, C e D
- Magnésio
- Iodo
- Ferro
- Selénio
- Zinco
- Ácidos gordos essenciais
Suplementos importantes que pode aliar à prática do jejum
Ácido alfa-lipóico: ação antioxidante; redução dos níveis de insulina
Glutamina*: interfere no metabolismo proteico; correção da permeabilidade intestinal, proteção do sistema imunitário
*proibida em doentes oncológicos
BCAA – aminoácidos de cadeia ramificada: o nosso corpo não produz estes aminoácidos, que estão implicadas na construção da massa magra.
Creatina: aumento de energia; aumento de massa magra
EGCG-Epigalocatequina-3-galato*: presente no chá verde; aumenta a lipólise (degradação de lipídios); apoptose de células adiposas
*existe na forma de comprimidos
Probióticos e prebióticos: reforçar a microbiota intestinal, dando bactérias benéficas e incluindo fibras que vão promover a multiplicação das mesmas
Água do mar
DICA: inclua na sua alimentação fermentados (como Kombucha ou chucrute), fruta e legumes (quanto mais diversidade melhor, para esta função em especial adicione à sua alimentação o alho, cebola, cenoura crua, banana verde e maçã com casca), miso, café, cacau, frutos vermelhos, casca de psyllium (fonte de fibra), acácia (fonte de fibra).