O que é a Medicina Biológica?

A Medicina Biológica é a área da medicina que estuda o paciente desde uma perspetiva global e encontra o seu fundamento no sistema imunitário, tendo em conta a relação entre todos os órgãos e os aspetos da pessoa: físicos, ambientais e emocionais. O objetivo é alcançar um alinhamento tão perfeito quanto possível dos estados físico, psíquico e emocional de cada pessoa que nos procura e, consequentemente, conseguir a saúde integral. A Medicina Biológica serve-se de diferentes técnicas que ativam as forças curativas do próprio organismo e equilibram o terreno biológico de uma forma natural e não invasiva.

A Medicina Biológica busca a causa das doenças, a sua origem, e estabelece protocolos personalizados de tratamento onde são aplicadas as técnicas mais avançadas de medicina preventiva e regenerativa e todos os recursos que sirvam para, de uma forma científica, ajudar os pacientes a recuperar a saúde e envelhecer de forma saudável.

A grande diferença é que atua na busca e eliminação da causa e não apenas na modelação do sintoma.

 

O que é a Medicina Integrativa?

A Medicina Integrativa alia a medicina convencional com a medicina biológica e é a base dos tratamentos nas Clínicas Viver. Vai-se, assim, mais além da medicina convencional, uma vez que é utilizada a combinação de todas as técnicas que permitem tratar de forma eficaz os pacientes, melhorando o terreno e atuando na causa da doença.

Método Clínicas Viver

Nas Clínicas Viver desenvolvemos tratamentos de medicina integrativa com um método inovador. A nossa proposta está personalizada para cada paciente e combina de forma única a aplicação de técnicas distintas de tratamentos, suplementação, alimentação e correção do modo de vida, com umas regras e hábitos que o paciente deve seguir para curar ou aliviar a sua doença.

O conhecimento do doente/ cliente é fundamental para determinar-se e aplicar medidas que visam a reversão e/ou controlo da doença, manutenção da saúde e o envelhecimento saudável. Intervimos em vários aspetos responsáveis pelos desequilíbrios orgânicos que levam a doenças, como impacto ambiental, polimorfismos genéticos, terreno biológico e metabólico, necessidades em micronutricionais, determinação de intolerâncias e sensibilidades alimentares, avaliação de focos dentários (na base de muitas doenças sistémicas), conflitos emocionais, modo de vida entre outros.

 O método consiste em:

  1. Entrevista em profundidade com o paciente.
  2. Provas, testes, analises clínicas e avaliações.
  3. Deteção de focos interferentes e conflitos emocionais
  4. Desintoxicação e restauração dos sistemas de regulação do organismo.
  5. Saneamento intestinal.
  6. Potenciação e reativação do sistema imunitário.
  7. Regeneração e reconstrução celular dos tecidos/órgãos afetados.
  8. Manutenção da saúde e envelhecimento saudável

A quem se destina

  • A todas as pessoas que pretendem manter saúde e envelhecer de forma saudável.
  • As que não estando doentes também não se sentem com saúde. Os desconfortos surgem quase diariamente e a solução não passa por eliminar apenas os sintomas que aparecem. Cansaço, fadiga, dores de cabeça, distúrbios gastrointestinais, inchaço abdominal, enfartamento, más digestões, obstipação, alterações no peso, desequilíbrios hormonais, eczemas, acne, insónias, stresse são apenas alguns de um imenso rol de sintomas que atormentam muitas pessoas e para os quais apenas a modulação do sintoma é insuficiente.
  • A todas as pessoas que já têm alguma doença crónica, doenças autoimunes, síndrome metabólica, cardiovasculares, doenças oncológicas.

 

Alexandra Vasconcelos

Farmacêutica e Naturopata

Especialista em Medicina Natural Integrativa

Pós graduada em Nutrição Oncológica, Nutrição Ortomolecular e Medicina Integrativa e Humanista.

Directora das Clinicas Viver

Autora do Livro “ O segredo para se manter Jovem e saudável”