Estudos anteriores demonstraram que a suplementação com EPA, uma cadeia longa Omega-3 foi eficaz contra os sintomas depressivos. Mais recentemente, investigadores italianos analisaram a relação entre a depressão em idosos e as necessidades de Omega-3 EPA.
46 mulheres com idades entre 66-95 anos, que tinham um diagnóstico de depressão foram divididas aleatoriamente em dois grupos: um recebeu um suplemento dietético de Omega-3 (2,5 g por dia durante 8 semanas) e o outro receberam um placebo. Níveis de Omega-3 no sangue dos participantes foram medidos antes e após a suplementação.
Verificou-se que quanto maior a quantidade de EPA no sangue, menor são os sintomas depressivos, quer antes quer depois da intervenção, houve melhorias significativas no humor do idoso.
No tratamento da depressão em crianças e adolescentes a suplementação com omega 3 mostrou ter a mesma, se não maior, eficácia terapêutica que os remédios antidepressivos.
Vários especialistas, incluindo Médicos Psiquiatras, em todo o mundo reconhecem os Omegas 3 como o tratamento natural para a depressão.
Os Omega 3 existem em alguns alimentos como os peixes gordos, azeites, nozes e alguns legumes , bem como em suplementos alimentares.
Aconselhe-se antes de iniciar a suplementação.