Existem cinco erros comummente cometidos por quem inicia uma actividade física, principalmente para perder a barriga, seja mulher ou seja homem. Quer saber quais? Então, vejamos:
1. Fazer abdominais para perder a barriga
É comum considerar que fazer abdominais é o suficiente para que a gordura acumulada na barriga desapareça, mas não é correcto. Evite o esforço vão na corrida para perder a barriga e aposte antes no seguinte:
– Faça entre 45 e 60 minutos de aeróbica de manhã;
– Mude a forma como faz abdominais: considere que é um treino de força com menos repetições e mais peso.
2. Não fazer abdominais com o seu exercício de aeróbica
Muitas vezes desleixamo-nos com os abdominais. No fim do exercício, quando já estamos cansados, deixamos os exercícios finais para o dia seguinte. Não menospreze os exercícios necessários aos abdominais.
– Se os exercícios de aeróbica são realizados separadamente da musculação, pode também alocar tempo entre eles para os abdominais.
– Faça os abdominais correctamente para não desenvolver lesões musculares.
3. Baixa intensidade nos exercícios
Quando o fazemos, é com pouca intensidade e muita repetição, o que acaba por se tornar aborrecido. Nem tem os resultados pretendidos, nem se diverte. Dois erros!
– Além de tonificar, deve também querer ver o seu corpo definido e elegante.
4. Exercícios no local errado
É frequente realizar de forma errada os abdominais. Acabamos por contrair os músculos errados e esforçar de forma errada o corpo. As consequências surgem depois, com dores e até distensões que requerem tempo de recuperação.
– Treine devagar, num ritmo constante, focando-se nos músculos que pretende exercitar com maior intensidade.
5. Ser auto-didacta
Sem um acompanhamento profissional, é difícil gerir a postura e formas correctas de realizar os exercícios. Muitas vezes, provocamos lesões a nós mesmos por incorrecções deste género. Evite dor desnecessária e minimize o risco de contrair lesões que podem ser permanentes.
– Aconselhe-se com um profissional de Exercício e Saúde antes de traçar o seu plano de treinos.
Fazer abdominais para perder a barriga pode não ser suficiente. Nas Clínicas Viver, somos apologistas do exercício físico, mas este deve ser estruturado e acompanhado, para garantir que não desenvolve lesões em vez de atingir os seus objectivos.