As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade).
As estrias afectam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no decorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, anca, culotes, coxas e nádegas.
Cerca de 90% das mulheres actuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Após perda rápida de peso pode também aparecer estrias. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.
Prevenção
A prevenção das estrias assume um papel muito importante, uma vez que o tratamento, na maior parte das vezes não elimina totalmente a estria.
Consegue-se dissimular, disfarçar, uniformizar a textura e cor da pele. Para uma boa prevenção deve ser aplicado um bom creme hidratante, que contenha substâncias que ajudem a reorganizar as fibras de colágeno e elastina.
Também é importante uma boa hidratação de todo o organismo, ingerindo 1 a 2 litros de água e/ou outros líquidos por dia.
Tratamento
O melhor tratamento é mesmo a prevenção, contudo, por muito cuidado que se tenha, nem sempre se consegue evitar o aparecimento de estrias, e o seu aparecimento pode dever-se a inúmeras razões, tal como já foi descrito.
Nas Clínicas Viver, dispomos das ferramentas medico-estéticas apropriadas para tratar estrias, tal como o programa inovador Refit, desenvolvido pelo equipamento estético Reaction.