A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correcção das más posições dos dentes e maxilares.
Com o tratamento ortodôntico, é possível conseguir uma melhoria estética da face e do sorriso, um correcto alinhamento dos dentes possibilitando uma melhoria na higiene dentária e diminuição do risco de cáries e infecções nas gengivas, e ainda, uma boa função mastigatória e da articulação dos maxilares.
Consulta de Ortodontia
Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de ortodontia por volta dos 6-7 anos de idade, idade em que se dá a erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliar a necessidade de tratamento. No entanto, esta especialidade também é indicada para adultos com problemas ortodônticos.
Numa primeira consulta de ortodontia, o médico especialista recolhe todos os dados necessários do paciente:
- História Clínica;
- Objectivos/expectativas do paciente; aspectos que gostaria de melhorar;
- Modelos da sua boca;
- Registo fotográfico;
- Requisição de radiografias.
Após esta consulta, o especialista elabora um estudo (estudo cefalométrico), onde avalia todos os pontos a corrigir, bem como os tipos de forças e movimentos que tem que fazer para numa segunda consulta poder dar ao paciente todas as informações necessárias: tipo de aparelho(s), tempo aproximado de tratamento, previsibilidade dos resultados, etc.
Aparelhos ortodônticos
Os aparelhos utilizados hoje em dia podem ser fixos ou removíveis, no entanto, é o especialista que mediante um estudo e um plano de tratamento prévio, decide qual o tipo de aparelho mais adequado a cada caso, bem como, a duração do tratamento.