O que é o Bruxismo?
Bruxismo é o aumento da atividade dos músculos de mastigação.
Quais as formas existentes de bruxismo?
Caracteriza-se pela contratura inconsciente e involuntária dos músculos da mastigação, que leva a um movimento de apertar ou ranger os dentes. Pode acontecer durante o sono ou acordado.
Quais as causas?
É uma patologia que não tem uma causa única, sendo o resultado de múltiplas causas: causas psicoemocionais, patofisiológicas (como perturbações do sono, síndrome de apneia obstrutiva do sono).
Como se manifesta?
O bruxismo tem uma prevalência na população adulta de cerca de 8%.
As principais consequências são as sequelas sobre as estruturas dentárias pela sobrecarga: o desgaste dentário, as fraturas dentárias e de restaurações. Assim como as manifestações de fadiga muscular; cefaleias.
Como se diagnostica o Bruxismo?
Diagnostico é habitualmente realizado através do inquérito ao doente, relato de terceiros (porque ouvem os ruídos de ranger os dentes durante o sono) ou pela manifestação clinica das sequelas a nível dentário.
Como se trata o bruxismo?
Na realidade não tem tratamento. A intervenção deve ser orientada pelo médico dentista, e passa por terapias pouco invasivas e reversíveis.
Como se previne?
É importante a terapia comportamental ou seja: tornar o doente consciente dos seus hábitos, e terapias para reduzir o stress.
O uso da goteira oclusal também é importante como proteção face ao desgaste.
A goteira é uma placa de acrílico rígida que vai recobrir uma das arcadas dentárias, é fundamental como proteção dentária face ao desgaste e contribui também para reduzir a sobrecarga muscular.