O que é a Periodontite? Dra. Joana Cruz na Rádio SIM

Dra. Joana Cruz na rubrica SAÚDE EM DIA na Rádio SIM: 

http://radiosim.sapo.pt/Detalhe.aspx?fid=1357&did=36409&FolderID=1271

O que é a Periodontite?

imagem006A periodontite é uma doença crónica, popularmente conhecida como “piorreira“ que  envolve a gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes. É uma das principais causas de perda de dentes em adultos e a principal causa em pessoas idosas. Nesta doença que mesmo em estados avançados, raramente dá dor, há uma destruição dos tecidos de suporte com reabsorção de osso, e que, quando nao tratada pode levar mesmo à perda do dente.

Quais os factores de risco?

A presença de bactérias é o factor fundamental para o aparecimento desta doença. No entanto, torna-se um maior factor de risco quando associada a alguma tendência genética, à presença de doenças sistémicas (ex. diabetes), a hábitos tabágicos, a má higiene oral, etc,

Consequências da evolução da doença?

A consequência mais grave da periodontite é a perda de dentes uma vez que começam a ganhar cada vez mais mobilidade. Até lá o aparecimento de infecções nos tecidos à volta dos dentes, muitas vezes com a presença de pus. O ideal seria todos os pacientes estarem informados de como poderão prevenir o aparecimento desta doença. Quanto mais precoce for o seu diagnóstico maior o sucesso do tratamento e a manutenção das peças dentárias ao longo da vida.

Que tipo de tratamento pode ser feito?

Normalmente, numa primeira consulta deve ser feito o diagnóstico periodontal clinico e radiográfico, onde são medidas com uma régua a profundidade das bolsas, a presença de exsudado (pus) e de hemorragia. Nesta consulta consegue-se saber se a doença está numa fase aguda ou não, se afecta todos os dentes ou se afecta apenas algumas peças dentárias. Depois estabelece-se um plano de tratamento que passa por instruções precisas de higiene oral e adequadas a cada paciente consoante os espaços que estão a ser menos higienizados ou de difícil acesso. Para além disso o tratamento passa também por consultas de alisamentos radiculares que são uma espécie de limpeza em profundidade, nas bolsas periodontais onde se remove o tártaro que se acumula nas raízes. Estes pacientes devem ser bastante controlados periodicamente com o objectivo de se conseguir manter a doença estabilizada.

O que é que o paciente pode fazer para prevenir o aparecimento ou a evolução da doença?

O tratamento da periodontite nunca é feito só pelo medico dentista. O paciente tem um papel que faz toda a diferença no sucesso do tratamento. Esse papel passa pela higiene adequada e eficaz de todas as localizações de forma a conseguir um correcto controlo da placa bacteriana.

Normalmente nas minhas consultas gosto que os doentes levem as suas escovas e escovilhões para praticarem comigo e para de uma forma mais didáctica avaliar a técnica que estão a fazer e visualizarmos em conjunto as zonas que não estão a ser tao bem escovadas.