O que é a dieta Paleo?

O que é a dieta Paleo?

O conceito de dieta Paleo começou a germinar no final do séc. XX, tendo sido inicialmente elaborado em 1945 pelo gastroenterologista Walter Voegtlin. Viu a sua popularidade crescer em 2002 quando Loren Cordainm registou a marca “Palet Diet”, utilizando também expressões homónimas como “Caveman Diet” ou “Stone-Age Diet”.

Robb Wolf, um dos maiores seguidores da dieta Paleolítica, relembra que, considerando o tempo total da existência humana, 99,5% desse tempo equivale aos anos em que adotámos uma alimentação paleolítica, enquanto que o tempo que vivemos depois da revolução industrial constitui apenas 0,5%.

Isto quer dizer que o corpo humano está muito bem-adaptado à alimentação do paleolítico, não tendo tido ainda tempo para se adaptar à revolução agrícola, que é muito recente em termos evolutivos.

A agricultura pode ter mudado a nossa dieta e estilo de vida, mas ainda não mudou a nossa genética.

De facto, o Homem das Cavernas que viveu há mais de 300 gerações era geneticamente muito semelhante ao Homem atual. O ADN de ambos é praticamente igual e as enzimas digestivas são as mesmas.

Os seguidores da dieta Paleo fazem escolhas alimentares baseadas nos alimentos que o homem do Paleolítico tinha ao seu dispor: vegetais, sementes, tubérculos, frutas, peixe e alguma carne.

Veja o artigo completo da Dra Alexandra aqui http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/guia-completo-da-dieta-paleo