Factores causais da barriga inchada
Se não tem patologias do aparelho digestivo, como doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, cancro do cólon etc, que estão directamente correlacionadas com a barriga inchada, as causas para esse fenómeno podem ser de vária ordem, ou não!
– O que diria se a eliminação de glúten ou lactose da sua dieta, por exemplo, acabasse com a barriga inchada? Facílimo não era?
Quando estamos emocionalmente fragilizados face à frequência e desconforto da barriga inchada, pensamos logo em drogas químicas de efeito rápido e milagrosas, descorando ou simplesmente não equacionando outras alternativas, como consultar um nutricionista e fazer testes de intolerância alimentar!
– Imagine que resolve o problema diminuindo apenas a quantidade de bebidas açucaradas e gaseificadas e até das fibras que ingere diariamente! Parece-lhe um paradoxo?
É consensual que o açúcar, o sal, bebidas com gás e álcool, fritos, algumas frutas e leguminosas com casca dura, gorduras más, etc. etc. estimulam a produção de gases e dificultam a digestão.
Consumir fibras, é recomendado em qualquer regime alimentar principalmente para combater a barriga inchada! Mas sabia que o seu consumo exagerado pode desencadear obstipação e o inverso do esperado?
– Come depressa e poucas vezes durante o dia?
Pode ser ou não o seu caso, mas quem come depressa e não mastiga bem e lentamente os alimentos engole muito mais ar do que deveria.
Se, bebe poucos líquidos, come duas ou três vezes por dia, e porque tem fome ingere mais quantidade, e ainda para mal dos seus pecados, a comida é processada industrialmente…a nutricionista das Clínicas Viver anotaria mais uma razão para a sua barriga inchada!
– Anda normalmente stressada, ansiosa/deprimida e não pratica exercícios físicos?
A gestão do stress e da ansiedade poderá ser um bom aliado no combate à barriga inchada, uma vez que, estados emocionais frequentes e com grande carga negativa promovem a inflamação do tubo digestivo, maior produção de gases e dificuldades no trânsito intestinal.
Mantenha uma boa postura corporal complementada com exercícios físicos regulares para tonificar os músculos da barriga, não do seu livre arbítrio, e sim adequados e aconselhados só para si, por quem sabe.
Tratamentos para se livrar da barriga inchada.
Nas Clínicas Viver encontra todas as respostas e soluções eficazes para a sua barriga inchada, pois é um dos males mais fáceis e rápidos de tratar no âmbito da medicina nutricional e estética.
Não é gorda, felizmente não tem necessidade de perder peso, apenas perder a barriga inchada, mas é mulher, condição (hormonal) para maior predisposição de desenvolver esta patologia do que os homens.
Com o nosso programa de equilíbrio nutricional, a dieta é feita só para si, e decorre da avaliação geral criteriosa e testes de intolerância alimentar (pronutri plus) e biodiagnóstico Prognos a que será submetida.
Contacte-nos e venha fazer de forma gratuita a sua primeira avaliação na nossa consulta IN-nutrição inteligente.
Saiba como perder a barriga inchada em clinicasviver.pt