A exposição contínua do nosso corpo a substâncias que contém metais pesados, pode causar inúmeras consequências nefastas para o nosso organismo. Os metais pesados estão presentes nos alimentos, cosméticos, fumo do tabaco, poluição ambiental, materiais dentários, etc, sendo que, um baixo nível de exposição pode ser suficiente para causar problemas graves de saúde em indivíduos mais sensíveis ou que apresentem uma maior predisposição. Muitas pessoas não conseguem eliminar os metais pesados do seu organismo, e, anos mais tarde apresentam imensos sintomas ou doenças que estão relacionados com esse acumular desses tóxicos e que muitas vezes são silenciosos ou difíceis de diagnosticar.
Os sintomas mais reconhecidos são o eczema ou manchas vermelhas na pele por alergia de contacto com vários metais. No entanto, há sintomas sistémicos, como fadiga muscular, enxaqueca, confusão mental, distúrbios gastrointestinais, dificuldade de concentração, etc, que são mais difíceis de identificar e que podem ser consequência da intoxicação por metais pesados.
Uma situação muito frequente que detetamos de casos de intoxicação por metais pesados, são os pacientes que possuem inúmeras restaurações a amálgama (“chumbo nos dentes”). Este material restaurador é composto por uma liga de metais pesados e mercúrio, e, antigamente era amplamente utilizado pelos médicos dentistas. Hoje, sabemos que a amálgama dentária pode provocar intoxicação não só pelo mercúrio mas também pela liga de metais como prata, estanho, cobre e por vezes zinco, que apresenta na sua constituição. O mercúrio afeta gravemente o sistema nervoso, o rim, o tecido conjuntivo, etc. O cobre é significativamente tóxico e o estanho pode provocar reações no sistema imunológico. A prata por exemplo, é bastante tóxica para as bactérias intestinais.
Além disso, doenças degenerativas graves com Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, ou doenças endócrinas, podem beneficiar bastante com a remoção das amálgamas e a desintoxicação do mercúrio.
Na Clínica Viver temos um programa específico de intoxicação por metais pesados, onde é feita uma avaliação rigorosa do impacto dos metais no seu organismo e é traçado um plano de ação perfeitamente adaptado às suas necessidades, que pode passar por várias estratégias, desde a identificação de fatores de risco, mudança de hábitos, plano de desintoxicação e até mesmo a remoção das amálgamas. Este último procedimento obedece a uma técnica e protocolo bastante rigoroso e é efetuado por médicos dentistas especializados.
Reserve a sua avaliação do impacto dos metais pesados aqui.