Segundo vários estudos e a opinião de vários especialistas, o consumo excessivo de açúcar está a tornar-se um caso sério de saúde publica e até uma dependência já comparada com o álcool e algumas drogas.
Será que o Açúcar dá felicidade? Muitos acham que sim! O açúcar dá prazer e vai criando dependência, além de constituir um dos principais fatores que contribui para o aumento da obesidade e o seu consumo excessivo estar relacionado com o aparecimento de uma serie de doenças graves.
Em Portugal a obesidade atinge cerca de 1 milhão de adultos e 15% das crianças dos 6 aos 9 anos. Há 3,5 milhões de pré-obesos.
As pessoas emocionalmente fragilizadas ou em fases de maior desequilíbrio emocional refugiam-se no açúcar, no entanto a sensação de prazer, que dura apenas cerca de 1 hora, é uma ilusão porque, como qualquer outra droga cria dependência. Tem de comer mais e mais açúcar.
A vontade de doces ao fim do dia está estritamente relacionada com a baixa de neurotransmissores como a serotonina, (hormona “da boa disposição”)
O vicio pelo açúcar deve ser tratado como uma dependência.
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o açúcar e doces, deve constituir apenas 10% do total calórico da nossa alimentação.
Venha ter connosco e inicie já o seu programa de “desmame” do açúcar, ganhe saúde e mantenha o peso ideal.
Onde está Presente?
Sabia que o bacalhau com natas e a lasanha pré-cozinhada, à venda nos supermercados, contém açúcar? Leia os rótulos e esteja atento pois existe açúcar onde menos esperamos!
O açúcar está presente naturalmente em alguns alimentos como o mel e a fruta, mas é também adicionado na sua “forma livre” aos bolos, refrigerantes, comidas processadas.
O problema não é o açúcar presente naturalmente nos alimentos, se fizer parte de uma alimentação saudável, porque estes alimentos têm também vitaminas e minerais. O perigo está no consumo de açúcar “livre” que não nos fornece mais nada a não ser calorias vazias e sacarose, este é absorvido de forma rápida no nosso organismo para ser utilizado pelas nossas células como energia ou como armazenamento de gordura, aumentando assim a massa gorda corporal.
O açúcar está associado a um aumento do processo inflamatório e outras doenças como diabetes, obesidade, doenças autoimunes, doenças degenerativas, défice de atenção e concentração, entre outros.
Retirar o açúcar da alimentação vai trazer muitos benefícios como na melhoria da qualidade do sono, na pele, no funcionamento do intestino, na diminuição de massa gorda, no aumento de energia.
Na Clínicas Viver ajudamos a retirar o açúcar da alimentação.
DICA
Para que os seus doces de Natal fiquem mais inteligentes, troque o açúcar branco refinado por açúcar de coco, stevia ou açúcar mascavado. Substitua também as farinhas de trigo refinadas por farinhas integrais.