O II Barómetro Nacional de Saúde Oral realizado em todo o país e regiões autónomas foi publicado com resultados alarmantes. Falando em números…nao_vai_ao_dentista_ha_muito_tempo

  • em 2015 houve uma quebra de 16% nas consultas de Medicina Dentária;
  • 46,7% da população não vai ao dentista há mais de um ano;
  • 34,3% nunca foi, ou só vai em caso de urgência;
  • Apenas 28% têm a dentição completa;
  • 37% da população tem falta de mais de 6 dentes. Neste último grupo, mais de metade não tem qualquer tipo de prótese para reabilitar estes dentes perdidos.

Segundo o artigo “Visão 2020 – Uma reflexão sobre o futuro da saúde oral” publicado pela FDI (World Dental Federation), a cárie dentária afeta a maioria dos adultos, e 60 a 90% das crianças em idade escolar, traduzindo-se em absentismo escolar e as suas respetivas implicações. O cancro oral é o oitavo mais comum e o mais dispendioso de se tratar. As infeções orais em grávidas estão associadas a nascimentos prematuros e a recém-nascidos de baixo peso. A doença periodontal é das principais causas da perda de dentes no adulto, e as suas bactérias características estão associadas a doenças cardíacas.

Todos estes problemas conseguem ser evitados e/ou detetados precocemente com consultas de check up e Higiene Oral, onde sem sombra de dúvidas a prevenção é muito mais económica, confortável e menos traumatizante, do que os tratamentos dentários necessários.

Citando o Dr. Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, “só há boa saúde se houver uma resposta integrativa”.

Nas Clínicas Viver pode marcar uma primeira consulta de avaliação para saber como está a sua saúde oral, efetuar um plano de tratamento e orçamento e ainda esclarecer todas as suas dúvidas!
Aposte na prevenção, não espere que a dor apareça porque aí a solução será sempre mais penosa.

Para saber mais sobre este tema pode consultar estes links:

http://www.omd.pt/noticias/2014/05/fdivisao2020pt.pdf

http://www.omd.pt/noticias/2015/10/barometro-saude-oral