Medicina tradicional Chinesa
Acupuntura
A acupuntura é uma técnica integrada dentro da Medicina Tradicional Chinesa, aplicada após um diagnóstico cuidado, que consiste na inserção praticamente indolor de agulhas em pontos específicos de modo a restabelecer o equilíbrio energético do corpo. A acupuntura baseia-se numa visão muito específica da fisiologia humana onde são usados os Canais Energéticos ou Meridianos que afetam diretamente cada um dos órgãos internos, e suas respetivas funções fisiológicas e mentais.
O principal objetivo da acupuntura é aumentar o bem-estar do paciente, tratando o seu organismo como um todo e visando a sua recuperação nos aspetos físicos, mentais e emocionais. Funciona como uma forma de relembrar ao corpo como se reequilibrar a ele mesmo através de uma intervenção mínima, trazendo uma sensação de bem-estar geral. Recentemente tem-se assistido a um crescente interesse por parte da comunidade científica, e tem sido comprovado que a acupuntura apresenta resultados efetivos perante várias patologias.
A medicina chinesa tem como base o conhecimento de uma rede de vasos chamados de “meridianos”, semelhante aos vasos sanguíneos e linfáticos. Estes meridianos têm como função levar o “Qi” (a substância que provem da nossa herança genética e da extração de nutrientes da alimentação diária, que pode ser traduzida como “energia”) para todas as estruturas do nosso corpo, alimentando-as e preservando-as.
Quando o Qi flui corretamente a pessoa está saudável e sã. Quando há algum problema na circulação é sinal de doença/patologia.
Na acupuntura com a inserção de agulhas filiformes, o acupuntor vai conduzindo essa energia para as áreas lesadas e reensinando o corpo a voltar ao seu estado pleno de saúde.
Tomando como analogia, se os meridianos são rios, as agulhas, ao serem inseridas em locais concretos alteram o curso da água e aumentam ou diminuem o fluxo do rio.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a acupuntura um método complementar à Medicina Ocidental Moderna, com comprovados resultados na prática das duas vertentes em simultâneo.
A acupuntura é benéfica em muitas situações:
- Bem estar geral
- Sistema nervoso
- Sistema músculo esquelético
- Dor
- Sistema Imunitário
- Reabilitação
- Dificuldade em concentração
- Alterações do sono
- Dependências