Reabilitação Estética

Reabilitação Estética

A Reabilitação Oral é uma das áreas mais importantes na medicina dentária, não só repõe a estética como a função da Cavidade Oral.
A falta de dentes pode provocar alterações graves na nossa boca, mas a forma e posição também. A Reabilitação Oral é uma ferramenta para conseguirmos proporcionar o melhor sorriso possível assim como a melhor função e estabilidade mastigatória.
Dentro da Reabilitação Oral, trabalhamos em duas grandes áreas: Reabilitação sobre Dentes e Reabilitação sobre implantes.

REABILITAÇÃO ORAL SOBRE DENTES

Na Reabilitação Oral sobre dentes temos basicamente três tipos:

  • Facetas, usadas para dentes anteriores;
  • Onlays/overlays, usados para dentes posteriores;
  • Coroas, quando se substituem coroas antigas ou quando existe uma grande destruição da estrutura dentária.

FACETAS

A reabilitação oral com facetas são restaurações indiretas feitas em cerâmica, material na natureza mais parecido com o esmalte.

O primeiro passo é simular o sorriso num modelo de estudo e executar um mock-up, que consiste na colocação de uma provisória que permite simular o resultado final. Os mock-ups são fundamentais para que o seu novo sorriso possa corresponder à sua expectativa e devem ser preferencialmente adivitos, ou seja apenas se deve acrescentar material, para que o desgaste dos seus dentes seja o mínimo possível.

As facetas em cerâmica são uma alternativa ideal para repor a função estética e funcional, é uma alternativa conservadora às tradicionais coroas e apresentam uma maior longevidade do que as restaurações em resina composta uma vez que não têm tanta tendência a fraturar ou pigmentar pela ação do café, chá ou tabaco, entre outros…

Permitem restaurar dentes fraturados, corrigir diastemas (espaços entre dentes), pequenas alterações de posição, proteger os dentes desvitalizados das habituais fraturas, e ainda eliminar a maior parte das alterações de cor e forma dos dentes.

Outra das vantagens das facetas em cerâmica é a pequena quantidade de estrutura dentária que é necessário remover para a confeção e colocação destas, a biocompatibilidade da cerâmica em relação à gengiva, e o resultado final conseguir ser o mais natural existente no mercado.

ONLAYS/OVERLAYS

Tal como as facetas, a reabilitação oral com onlays/ overlays, são restaurações indiretas que se fazem em laboratório. São indicadas quando o volume de restauração é grande, maior que a quantidade de dente que resta.

Os onlays/overlays permitem restaurar dentes fraturados, corrigir diastemas (espaços entre dentes), proteger os dentes desvitalizados das habituais fraturas porque ajudam a repor a rigidez e resistência que o dente perdeu.

A primeira fase para a colocação deste tipo de restauração indireta é fazer uma restauração pré-onlay para que o dente fique preparado para receber a peça, após esta restauração fazem-se uns moldes para obtermos o negativo da boca, e futuramente um modelo em gesso. Nessa consulta o doente vai para casa com uma provisória, e só numa segunda consulta é que se adere a restauração.

Os onlays/overlays podem ser feitos em resina composta, material usado nas normais restaurações, ou em cerâmica. Assim como nas facetas a cerâmica confere maior resistência e estética em comparação com a resina composta.

COROAS

Geralmente a coroa é a ultima linha de tratamento, só se reabilita com coroa quando a estrutura de dente existente é mínima ou quando já existia uma coroa anteriormente.

A reabilitação oral com coroa é uma restauração indireta feita à volta de todo o dente, convencionalmente não se escolhe esta opção terapêutica como primeira linha porque é necessário desgastar muito mais dente em relação a uma faceta ou onlay/overlay.

Idealmente, as coroas são feitas por cerâmica e não têm nenhuma infraestrutura mais rígida, como o metal ou zirconia, para conseguirmos aderir a coroa ao dente. Esta técnica adesiva é mais estável do que a retenção antigamente utilizada por meio de espigões colocados dentro da raiz do dente.

 

REABILITAÇÃO SOBRE IMPLANTES

A reabilitação oral sobre implantes é efetuada quando o paciente tem ausência de um ou mais dentes. Esta é a forma ideal de substituir os dentes perdidos, uma vez que é uma alternativa muito confortável para o paciente e altamente estética.
Após a intervenção cirúrgica para a colocação dos implantes o doente pode iniciar a fase de reabilitação oral, isto é, a fase de colocação das coroas sobre os implantes.

As coroas podem ser unitárias ou múltiplas consoante o planeamento efetuado e o espaço desdentado a reabilitar. Idealmente optamos por reabilitar os implantes utilizando coroas cerâmicas aparafusadas uma vez que permitem uma melhor adaptação dos tecidos, sendo mais fácil a manutenção ao longo do tempo.
Em casos totais, onde não existe qualquer dente na arcada, é possível hoje em dia, reabilitar a totalidade dos dentes em falta com uma prótese altamente resistente e estética assente em apenas 6 ou 4 implantes. Este procedimento diminui bastante os custos e permite efetuar procedimentos cirúrgicos menos extensos e invasivos.
As próteses totais sobre implantes podem ser efetuadas em acrílico ou em cerâmica, sendo estas últimas a solução mais estética de todas.

Para a reabilitação dos dentes são necessárias várias sessões clínicas que variam consoante a complexidade do caso e a extensão do trabalho a executar.
Nas Clínicas Viver é efectuado em primeiro lugar um correcto planeamento do caso bem como é mostrado (consoante o caso) ao paciente uma previsão do resultado final através de um “mock-up” para que mais facilmente o paciente fique com uma ideia do trabalho final e possa dar alguma sugestão de melhoria.
Antes de iniciar todo o procedimento o paciente recebe um guia de consultas para que possa ir seguindo todo o trabalho bem como o tempo que irá necessitar em cada consulta. O orçamento e plano de pagamento é igualmente discutido com o paciente previamente à iniciação do trabalho.
Trabalhamos com laboratórios com técnicos experientes que primam pela estética e caracterização e que utilizam os melhores materiais e as últimas tecnologias.