Especialidades Medicina Dentária
HIGIENE ORAL
À luz do conceito biológico e integrativo das Clínicas Viver, a consulta de higiene oral é considerada das mais importantes na medicina dentária. É através destas consultas regulares, de 6 em 6 meses, que é possível prevenir o aparecimento de algum tipo de patologias como a cárie dentária, a gengivite e a periodontite e ainda garantir o sucesso de todos os tratamentos que já tem na boca através da sua manutenção periódica. Ao apostar na prevenção e manutenção da sua saúde oral está também a garantir um melhor funcionamento do seu corpo e a prevenir os factores de risco para algumas doenças, como a diabetes, doenças cardiovasculares, etc.
Além disso, ao manter uma vigilância apertada, com a higiene oral, consegue-se efetuar um diagnóstico precoce das várias doenças da boca, nomeadamente do cancro oral, cujo diagnóstico precoce é fundamental para minimizar as consequências tão agressivas desta doença.
Para os pacientes mais ansiosos e que normalmente evitam ir ao dentista por medo, esta é também a melhor forma de contrariar isso, pois, ao visitar regularmente o seu higienista diminui o número de tratamentos que tem fazer e com isso o número de procedimentos que possam ser mais desconfortáveis.
No âmbito da consulta de higiene oral , são efetuados os seguintes tratamentos:
- Destartarização (limpeza dentária) para remoção do tártaro e placa bacteriana;
- Polimento de manchas de pigmentação externa (café, chá, tabaco);
- Jato de bicarbonato para remoção do pigmento mais insistente;
- Instrução de técnicas de escovagem – Motivação dos doentes para melhoria da sua higiene oral;
- Diagnóstico e deteção de cáries/problemas dentários;
- Controlo e manutenção de restaurações prevenindo o aparecimento de cáries secundárias/recorrentes ou mesmo a fratura das restaurações antigas.
Assim sendo, a limpeza dentária é um tratamento que deve ser efetuado sempre antes de iniciar qualquer plano de tratamento, e principalmente sempre antes de se efetuar um branqueamento dentário.