Dentisteria

DENTISTERIA – RESTAURAÇÕES

A dentisteria (restaurações de dentes)  é a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão. O tratamentodent3 destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido. Hoje em dia as resinas compostas são o material estético de eleição para as restaurações de dentes anteriores e posteriores, de forma direta e numa única sessão, contrariamente à prótese fixa.

 

 

COMO DEVE SER EFETUADA A MANUTENÇÃO DAS RESTAURAÇÕES?

dent4A boa higiene oral é fundamental na durabilidade das restaurações de dentes. No entanto, é importante uma reavaliação periódica no médico dentista de forma a verificar o estado das suas restaurações de dentes uma vez que estas estão continuamente a ser submetidas a grandes tensões devido às forças da mastigação que podem por sua vez provocar desgaste, fissuras e fraturas. Quando a restauração do dente fica comprometida, será necessário efetuar a reparação ou substituição completa da mesma. Por outro lado, a cor superficial das restaurações pode alterar-se com o tempo pela incorporação de pigmentos nos microporos existentes na resina. Por este motivo e, particularmente na presença de restaurações de dentes no setor anterior deve evitar-se o consumo de produtos/alimentos muito pigmentados (chá, café, etc), principalmente nas horas imediatamente a seguir à realização das restaurações, bem como efetuar-se destartarizações e polimentos regulares.

 

COMO SE DETETAM AS CÁRIES DENTÁRIAS?

Quando sentir a presença de uma cavidade, ou a ausência de uma parte do dente, muito provavelmente terá uma lesão de cárie dentária já avançada. Porém, dent5a deteção de cárie nos estádios iniciais não é fácil sendo apenas realizada por médicos dentistas. É importante que esteja atento, pois se notar alguma alteração de cor, como manchas brancas, amareladas, acastanhadas ou pretas, bem como sensação de mau cheiro ao passar o fio dentário associados a sensação de mau hálito, deverá consultar o seu médico dentista

 

 

COMO SE PREVINE O APARECIMENTO DA CÁRIE DENTÁRIA?

Efetuar uma higiene oral diária correta e escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia com uma técnica adequada. O mais importante é a remoção mecânica da placa bacteriana e por isso a escova desempenha um papel fundamental. Além disso, as consultas regulares para controlo e avaliação dos dentes e das restaurações permitem também uma melhor manutenção e longevidade das restaurações.

 

OS MATERIAIS DE RESTAURAÇÕES DE DENTES SÃO BIOLÓGICOS?

As Clínicas Viver não utilizam amálgama dentária para efetuar restaurações de dentes. Os materiais utilizados nas restaurações de dentes são as resinas compostas (material branco) que são constituídas por um conjunto de monómeros que se unem entre si por meio de uma reação química e que endurecem quando é aplicada uma luz foto polimerizadora. O principal monómero existente nas resinas compostas é o Bis-GMA que contém bisfenol A na sua composição. A libertação e os efeitos do bisfenol A neste campo são ainda bastante controversas, no entanto, de forma a disponibilizarmos aos nossos doentes alternativas mais biológicas, a nossa equipa de medicina dentária trabalha também com resinas compostas sem bisfenol A na sua composição efectuando assim restaurações dentárias BPA-FREE.

DEVO SUSBTITUIR AS RESTAURAÇÕES DE DENTES COM AMÁLGAMA (“CHUMBO NOS DENTES”)?

A amálgama dentária é uma liga de metais pesados (prata, cobre, estanho, etc) e mercúrio que, quando aplicada no dente emite a libertação de grandes quantidades de mercúrio. Depois de endurecer (o que acontece passado 24 horas) a libertação de mercúrio é insignificante, no entanto, a liga de metais continua na boca ao longo dos anos. Estes metais com as cargas de mastigação podem libertar-se e alojar-se em algumas partes do corpo, que, dependendo de pessoa para pessoa podem trazer alguns prejuízos para o organismo. Por este motivo, a clínica aconselha a substituição de restaurações de dentes com amálgama desde que efetuada com um protocolo rigoroso, regulamentado e seguro (https://iaomt.org/) e com a técnica correta. Para isso, é muito importante que seja efetuada uma avaliação prévia para definir qual o plano de tratamento mais adequado a cada caso.

Clínicas Viver © 2019 All rights reserved

Boosted by BYD