O mais contemporâneo dos três, o doutor Seignalet dedicou mais de 40 anos à formação médica como clínico e biólogo. Interno dos hospitais de Montpellier, Chefe de Assistência Clínica, hematólogo e imunólogo e posteriormente biólogo em hospitais de alto nível. Diretor do Laboratório de Histocompatibilidade de Montpellier e autor do prestigioso livro: “A alimentação ou a terceira medicina”.
Para o professor Seignalet se excluirmos as infeções bacterianas, virais e parasitárias, a etiologia ou mecanismo de desenvolvimento da maior parte das doenças está hoje em dia desconhecido ou mal conhecido.
Seignalet desenvolveu uma teoria que pode ser considerada como uma explicação razoável sobre a etiologia de numerosas afeções. Os dois elementos importantes são o intestino delgado e a alimentação moderna.
Em resumo, chamamos Nutrição Celular, Nutrição Inteligente, Nutriterapia, Dietoterapia, Nutrição Ortomolecular ou Alimentação Ancestral, como apelidou o professor Seignalet, à correlação alimentar que influencia positivamente a nossa saúde. No entanto, esta correção deve ser personalizada e definida em função dos desequilíbrios individuais após a correção dos mesmos.“