Tem dores de cabeça fortes, zumbidos nos ouvidos, sente “estalar” quando abre e fecha a boca ou acorda cansado e com tensão muscular? Existe uma consulta de medicina dentária especializada no tratamento destes problemas.
Sinais e sintomas da disfunção temporomandibular
- Ruídos na articulação durante a fala ou mastigação (estalidos/crepitações);
- Dor ou desconforto na região da cabeça, do ouvido e do pescoço;
- Limitação na abertura da boca;
- Bloqueio ou desvio da mandíbula;
- Dificuldade na mastigação;
- Zumbidos no ouvido, sensação de redução da audição e vertigem;
- Desgaste nos dentes.
Estes problemas podem afectar a sua qualidade de vida e podem ser manifestados de diferentes formas, variando de pessoa para pessoa, podendo ir desde uma dor súbita a uma dor progressiva.
A frequência, intensidade e duração desta dor são também variáveis, podendo persistir meses ou mesmo anos.
Causas da disfunção temporomandibular
A causa para a disfunção temporomandibular normalmente depende de vários factores. Estes podem ser traumatismo da mandíbula (exemplo: acidente de viação), patologia articular, tensão muscular, má postura, má oclusão ou apertar e ranger os dentes (bruxismo).
A ansiedade e o stress do quotidiano têm um papel fundamental nesta disfunção uma vez que fazem com que os músculos da mastigação descarreguem toda a sua força e exerçam compressão sobre as estruturas envolventes.
Diagnóstico e tratamento da disfunção temporomandibular
O diagnóstico inicial consiste na realização de um exame físico composto por palpação da articulação e dos músculos e avaliação dos movimentos realizados pela mandíbula, complementado com análise de exames radiográficos específicos, de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
O tratamento desta disfunção pode ser feito através de diversas terapêuticas. Nas Clínicas Viver privilegiamos terapêuticas mais biológicas e menos invasivas e sempre que possível sem recorrer à prescrição de medicação.
As nossas técnicas passam por terapia térmica, goteiras de relaxamento, fisioterapia, acupuntura, reflexologia e hipnose, resolvendo a maioria das situações clínicas.
Na especialidade de Oclusão e Dor Orofacial tratamos desta patologia, tendo como base investigações científicas recentes e inovadoras, com uma abordagem biológica e multidisciplinar. Para cada paciente é definido um protocolo terapêutico especifico personalizado e adaptado a cada caso. Queremos restabelecer a sua qualidade de vida!