Já conhece o melhor branqueamento dentário em Lisboa?

O site americano Ok! publicou, no início deste ano, uma lista com as celebridades que apresentam os dentes mais bonitos de Hollywood – liderando esta lista as atrizes Anne Hathaway e Gabrielle Union, a quem se segue a socialite Kim Kardashian. Obviamente que, tal como em todos os aspetos da imagem física, a avaliação estética é sempre parcial e subjetiva. No entanto, no que à beleza da boca diz respeito, está generalizado que apenas podemos falar de dentes bonitos quando eles se apresentam saudáveis, alinhados e brancos.

E reside precisamente aqui o problema da maioria das pessoas: apesar de poderem apresentar uma boca saudável, os dentes nem sempre estão tão brancos como desejado. Para isso, a solução mais eficaz passa pela realização de um tratamento de branqueamento dentário.

Na capital portuguesa, onde se regista a maior população nacional, a dúvida que se coloca passa precisamente por saber onde se pode encontrar o melhor serviço de branqueamento dentário em Lisboa.

Antes de mais, o que provoca o escurecimento dos dentes?

branqueamento dentário em lisboaOs dentes são compostos por três estruturas base: a polpa, o esmalte e a dentina – sendo esta última que promove a cor da dentição, sendo então revestida pelo esmalte. Sabe-se que a tonalidade dos dentes depende de fatores como a raça e a carga genética, existindo, no entanto, outros fatores que contribuem para o escurecimento dos dentes:

  • desgaste natural do esmalte (pessoas mais velhas têm, normalmente, dentes mais escuros que as mais novas)
  • consumo habitual e em quantidade de alimentos e bebidas com colorações fortes (como a beterraba, as uvas, o café ou o vinho tinto)
  • consumo de alimentos que afetam a sensibilidade dos dentes, favorecendo o seu desgaste e consequente escurecimento (como a maioria dos citrinos, como a laranja e o ananás)
  • toma de alguns antibióticos (sobretudo os que são compostos à base de tetraciclina que, quando tomados na infância, na fase do crescimento dos dentes, influencia o seu escurecimento)
  • traumatismos dentários, cáries e placa bacteriana
  • hábitos tabagísticos.

Todos estes fatores podem levar ao escurecimento dos dentes, que normalmente não se resolve de forma eficaz com a simples utilização de uma pasta dentífrica branqueadora. Na maioria das vezes, o tratamento de branqueamento dentário é a solução mais imediata, eficaz e duradoura.

Os branqueamentos dentários são realmente eficazes?

Ao longo dos últimos 20 anos, os métodos de branqueamento têm sido algo de um enorme desenvolvimento, tendo surgido diversos métodos que contribuem para o branqueamento e a remoção de pigmentações dentárias. No entanto, a escolha do melhor método deve ser sempre assegurada por um profissional, sugerindo-a de acordo com a situação clínica dentária do paciente, as suas expetativas e o seu estilo de vida.

Um branqueamento a laser, por exemplo, será sempre eficaz e duradouro desde que o paciente assegure uma higiene oral devida e evite o consumo de todas substâncias e dos alimentos que podem condicionar os efeitos do tratamento. Caso estas premissas sejam garantidas, o branqueamento pode durar mais de dois anos.

Normalmente, o branqueamento dentário deve ser sempre antecedido de uma limpeza oral e do eventual tratamento de cáries que o paciente apresente.

E, ainda que este processo possa ser realizado na maioria das pessoas, ele deve ser evitado por:

  • grávidas
  • crianças
  • pacientes de doença periodontal ativa
  • pessoas que sofram de gengiva retraída.

Pessoas que já apresentem restaurações e próteses, poderão necessitar de substituição das mesmas no final do tratamento, de modo a garantir a maior harmonização da cor, na medida em que os produtos de branqueamento não atuam na cor dos materiais que as compõem.

Os tratamentos de branqueamento dentário apresentam, como se viu, uma durabilidade bastante elevada, envolvendo normalmente apenas uma hora de duração e não deixando quaisquer incómodos para além de alguma sensibilidade ligeira que não costuma durar mais de 24 horas.

Para saber mais sobre o melhor serviço de branqueamento dentário em Lisboa, consulte a sua clínica dentária.