Será que o excesso de peso é suficiente para dizermos se somos ou não saudáveis?
É importante ter claro que necessitamos de saber quais os riscos associados ao excesso de peso, no entanto existem pessoas magras ou com pouco peso a mais e que também têm risco de sofrer de doenças cardiovasculares.
Já lá vai o tempo em que nos baseávamos unicamente no que dizia a balança para dizermos se uma pessoa era saudável ou não.
Existem vários dados, além do peso, que devem ser analisados e corrigidos , se quiser ter uma vida longa e com menor risco de doenças.
PESO – Segundo a OMS o seu índice de massa corporal (IMC = peso/altura2) deve situar-se entre os 18,6 e 24.9. Este índice dá-nos uma orientação sobre o peso em função da altura de cada pessoa.
% MASSA GORDA – Corresponde à percentagem de gordura que existe no seu corpo. Normalmente é medida com a ajuda de balanças, através da bioimpedância corporal. Os valores ideias são, para homens entre 10 – 15% e nas mulheres 15 – 25 %.
Estes dois indicadores são meramente orientativos, pois é fundamental saber onde está localizada a gordura e o seu contributo para a inflamação generalizada. Só assim podemos avaliar o maior ou menor risco associado ao peso.
Para avaliar correctamente os efeitos negativos da gordura, é necessário analisar os seguintes dados:
PERÍMETRO ABDOMINAL – Entende-se por perímetro abdominal a medida da circunferência na zona abdominal, medida entre o umbigo e a ultima costela ( flutuante ) . A gordura acumulada na cavidade abdominal que cobre os órgão é sem duvida a mais perigosa. Os valores não devem exceder os 94 cm no homem e 80 cm na mulher.
TENSÃO ARTERIAL – Os valores óptimos são 115/76 mmHg. Faça várias medições, não esqueça que a tensão arterial pode variar ao longo do dia.
NÍVEL E TIPO DE LÍPIDOS – Os níveis de HDL e LDL são fundamentais para avaliar o risco cardiovascular. No entanto, o risco depende também da oxidação do LDL. O seu HDL deve ser superior a 100mg/dl e o LDL inferior a 100 mg/dl.
AÇÚCAR NO SANGUE – Medido em jejum deve estar abaixo dos 100 mg/ dl. É recomendado fazer , pelo menos uma vez, a medição da glucose 2 horas após ingestão de 75 mg de açúcar. Assim
percebemos a reacção do paciente ao açúcar, a resistência à insulina.
PROTEÍNA C Reactiva – Mede os níveis de inflamação nos vasos sanguíneos e é um indicador de doenças e da capacidade inflamatória da sua gordura. Os valores normais situam- se abaixo dos 1 mg/ dl.
Este são os indicadores básicos, se os seus valores não estiverem dentro dos parâmetros aqui indicados, entre em contacto connosco, nós podemos ajudá-lo/a.