É possível fazer dieta de acordo com o ritmo biológico

Já reparou que a vontade de comer doces e chocolates aparece mais à tarde ou à noite?

dietaIsto deve-se a carência de um neurotransmissor (a serotonina) por falta de triptofano (um aminoácido), mas conseguimos eliminar essas vontades se a nossa alimentação tiver em conta o nosso ritmo biológico natural, ou seja, as diferentes necessidades nutricionais de acordo com a hora do dia, de manhã e à noite o nosso organismo tem carências distintas.

É necessário a quantificação dos micro e macronutrientes ingeridos e o ritmo biológico de cada um – a crononutrição. Os neurotransmissores são essenciais para a regulação do humor, saciedade e bem-estar, mas para estes serem sintetizados na altura certa do dia, o fornecimento de proteínas (nomeadamente os aminoácidos) e hidratos de carbono deve ser feitos no momento mais propício do dia e segundo o ritmo biológico.

O facto da sua alimentação respeitar e induzir a produção de determinadas substâncias (hormonas, neurotransmissores, enzimas) em horas especificas do dia, permite uma melhor adaptação do seu corpo, resultando em bem estar, resultados mais rápidos e melhor adaptação à nova dieta alimentar, sem ansiedades, fome emocional ou mau humor. Por outro lado, dá-lhe mais energia para o arranque do seu dia.

A reeducação alimentar e os novos hábitos adquiridos permitem uma estabilização do peso duradora e eficaz.