Dieta Cetogénica – Uma solução mais saudável com menos hidratos

Dieta Cetogénica – Uma solução mais saudável com menos hidratos

A dieta cetogénica caracteriza-se pela ingestão de alimentos com elevado teor de gordura e pobres em hidratos de carbono. Este tipo de alimentação, além de permitir um melhor controlo das desregulações metabólicas, permite reduzir o uso de fármacos. No fundo, permite ao organismo pôr em prática as suas próprias ferramentas de regulação metabólica que acompanharam a evolução do Homem.

É uma dieta utilizada no tratamento da epilepsia, controlo na Diabetes e obesidade. É igualmente ideal para as patologias do comportamento alimentar tanto por ser altamente saciante e isenta de picos de glicose, como por diminuir a compulsão alimentar e a fome ao longo do dia.

Os estudos médico-científicos mais recentemente realizados apontam para os benefícios desta dieta também em pacientes com cancro.

Contudo, existem algumas contraindicações, nomeadamente em pacientes com litíase renal (“pedras” nos rins), doença hepática, ou acidose metabólica crónica.

Os efeitos secundários possíveis passam pela hipoglicemia, perda de apetite, hipercolesterolemia (aumento de colesterol no sangue) e obstipação (nos casos em que o consumo de fibra é escasso).

Recomenda-se que esta dieta seja prescrita e acompanhada por profissionais da saúde qualificados.