A celulite é uma alteração do tecido conjuntivo que se manifesta pelo aparecimento da pele irregular, vulgarmente chamada “pele casca de laranja”.
A celulite aparece por uma série de razões, desde má alimentação, falta de exercício, causas hormonais, mau funcionamento do sistema linfático responsável pela acumulação de água e toxinas, etc.
Para conseguirmos ganhar a guerra contra a celulite, devemos conjugar uma serie de factores , uma vez que a celulite tem também uma etiologia multifactorial.
Como 5 º Dica, consideramos que o exercício físico é fundamental , mas sempre associado a tratamentos localizados, quando a celulite já está instalada. Atenção porque não é possível eliminar celulite só com exercício físico.
Existem 2 tipos de exercício eficazes na sua prevenção:
- Ginástica aeróbica como andar, correr, nadar – Este tipo de exercício permite “queimar” gorduras, favorece a circulação periférica o que se traduz em melhoria na celulite grau 1 ( ver graus de celulite ) e na prevenção do aparecimento.
- Exercício localizados, como agachamentos, abdominais, plataformas, permitem tonificar os musculos e deixar a pele mais lisa e o corpo mais modelado.
É preciso entender que se a celulite já está instalada e se se tratar de celulite compacta, deverá haver prudência em exercício que tonificam músculos em zonas com celulite.
O músculo está imediatamente abaixo do tecido adiposo e ao aumentar o volume haverá uma maior compressão das células adiposas, vasos sanguíneos e linfáticos o que poderá contribuir para um agravamento da situação.
Por outro lado nos processos de tonificação muscular há libertação de resíduos metabólicos que , não havendo boa drenagem, irá intoxicar mais a zona onde existe celulite.
O exercício físico é fundamental, mas por si só não elimina celulite.