Dicas para uma Alimentação Biológica

O conceito de alimentação biológica é muito fácil de definir: é composto por todo o tipo de alimentos que não podem conter pesticidas, adubos químicos de síntese nem organismos geneticamente modificados. Devem, também, ser produzidos num regime que preserve o ambiente de poluentes e, no caso dos animais, pautar-se por regras que respeitem o seu bem-estar.

Se adotar uma alimentação 100% biológica ou se optar por misturá-la com uma mais convencional, não pode deixar de ter sempre presente algumas considerações que passamos a enumerar:

  • Escolha uma variedade de alimentos com origens diversificadas. Isto dar-lhe-á uma melhor mistura de nutrientes e reduz a possibilidade de se expor a um só tipo de pesticida.
  • Procure a alimentação mais natural possível, livre de manufaturação e processados. Quanto menos intermediários existam entre a origem do produto e o consumidor, melhor.
  • Compre fruta e vegetais da época. Assim consegue produtos mais frescos.
  • Leia atentamente os rótulos das embalagens. A menção de que o produto é biológico ou contém ingredientes orgânicos não significa que constitua uma alternativa mais saudável. Alguns produtos biológicos podem ainda conter teores elevados de açúcar, sal, gordura ou calorias.
  • Lave e enxague em água corrente a fruta fresca e os vegetais. Esta lavagem retira a sujidade, bactérias e restos de químicos
  • Descartar os alimentos particularmente nocivos e cujo consumo seja mais generalizado e em maior quantidade. O aspartame e a sacarina são bons exemplos.
  • Conhecer o país de origem dos produtos. É importante ter em atenção os produtos precedentes de países cujos controlo na utilização de pesticidas seja fiável.
  • Não compre alimentos cozinhados com muito tempo de validade. Alimentos cujo tempo de conservação é muito longo são mais suscetíveis de conter aditivos e conservantes mais agressivos do que um produtos com menor caducidade.
  • Sempre que possível compre BIO.

E por último, tome conta do seu fígado, ele é o órgão que se encarrega de filtrar este tipo de toxinas. No entanto, a capacidade de depuração e desintoxicação hepática é limitada e está dependente da ingestão de muitos nutrientes como aminoácidos, anti oxidantes, oligoelementos. Mais uma razão para melhorar a sua alimentação!

Visite a nossa FarmaBiologica  –  https://clinicasviver.pt/farmabiologica