Durante muito tempo, as dietas eram feitas fazendo a contagem de calorias. Mas ultimamente isso mudou.
- Por que razão é que tantos nutricionistas dizem que devemos deixar de contar calorias?
Estamos cada vez mais gordos não apenas porque ingerimos demasiadas calorias, mas porque comemos o que não nos faz falta e não comemos o que necessitamos. Estas alterações alimentares, cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, criam vários deficits nutricionais. A alimentação moderna, a que a maioria das pessoas come hoje em dia, é rica em açúcar e gorduras saturadas. Estamos gordos porque comemos pouca gordura saudável, a polinsaturada, menos vegetais, mais carnes, mais produtos refinados e moléculas novas que contaminam muitos dos alimentos. Esta nova alimentação fornece grandes quantidades de sódio, menos minerais e fibras e um desequilíbrio entre ómegas 3, 6 e 9. Estes deficits levam a desequilíbrios metabólicos que contribuem para o aumento de peso.
- Se eu consumir alimentos menos calóricos não é certo que vou emagrecer?
Muitas pessoas seguem há anos dietas hipocalóricas e o entanto não perdem peso. Se não corrigirmos os factores que desencadeiam as oscilações de peso, o controlo apenas das calorias não é suficiente e pior ainda não permite a manutenção do peso num futuro. Acontece muito facilmente as pessoas entrarem no que se chama efeito Yo-Yo, perdem peso porque reduzem a ingestão calórica, mas em pouco tempo engordam mais do que o que perderam porque não foram corrigidos os fatores que as levaram a engordar.
As calorias podem ser provenientes de diferentes alimentos cujo comportamento é completamente diferente no nosso organismo.
Se comemos, ainda que poucas calorias, mas fornecidas por alimentos que nos causam inflamação, oxidação que nos intoxicam e alteram o nosso ph metabólico, então essas calorias fazem-nos engordar.
- Se não devemos contar calorias para perder/manter o peso, o que é que devemos fazer?
Devemos essencialmente analisar as várias razões que nos fazem ganhar peso ou que nos impedem de conseguirmos mantê-lo.
A forma como vivemos, o sedentarismo, o equilíbrio emocional, o stress, a qualidade e a quantidade de sono, alteração dos ritmos de vida, são alguns fatores que devem ser analisados e corrigidos caso pretenda perder ou manter peso. Estes fatores estão intimamente relacionados com a nossa saúde e composição corporal.
O balanço calórico é apenas uma das razões pelas quais engordamos. Devem ser analisadas as mais comuns:
- Stress
- Qualidade e quantidade de Sono
- Alteração da resistência a insulina
- Alterações hormonais
- Falta de capacidade de desintoxicação (fígado e intestino)
- Alteração do ecossistema intestinal
- Inflamação de baixo grau