Conselhos de Nutrição – Viva melhor

Clínicas Viver - Nutrição1 – NEM UM DIA SEM FRUTA

OBJECTIVOS

Favorecer um gesto reflexo através de um slogan fácil de compreender e de comunicar no seio da família ou no meio profissional. Incentivar o consumo quotidiano de fruta. Reduzir o número de pequenos comedores de fruta e legumes.

JUSTIFICAÇÃO

Esta mensagem foi utilizada pelos professores Serge Renaud e Michel Delorgeril no famoso “Estudo de Lyon” (Lyon diet study). O consumo de frutas é ainda insuficiente.

O consumo de uma só peça de fruta por dia está associado a um melhor estatuto vitamínico e antioxidante, uma redução significativa de numerosos factores de risco.

2 – COMPRE AZEITE DE COLZA OU DE CAMELINA

OBJECTIVOS

Favorecer o consumo de azeite ricos em ácidos gordos Ómega 3 alfa linolénicos favorece uma relação Ómega 6/Ómega 3 conforme às recomendações actuais (inferior a 4)

JUSTIFICAÇÃO

A nutrição não começa no prato mas no momento da compra dos alimentos correntes. É o caso do azeite! Aconselhar o consumo de ácidos gordos Ómega 3 é correcto mas muito abstracto; aconselhar o consumo de azeite de colza ou Camelina é melhor, mas é necessário criar o hábito de o adquirir antecipadamente. Este conselho orienta para comportamentos de aquisição com vista a uma nutrição saudável durável.

3 – NA COZINHA USE AZEITE DE COLZA

OBJECTIVOS

Favorecer o consumo de azeite ricos em ácidos gordos Ómega 3 alfa linolénicos favorece uma relação Ómega 6/Ómega 3 conforme às recomendações actuais (inferior a 4). É estável para as cozeduras moderadas (inferior a 180º)

JUSTIFICAÇÃO

Contrariamente a ideias preconcebidas, o azeite de colza é muito estável quando cozinhado a menos de 180º e deve ser recomendado como o azeite principal para uso quotidiano. Contudo, a informação geral valorizando o azeite de azeitona, tem-lhe dado um lugar prioritário no prato dos franceses apesar de não conter ácidos gordos Ómega 3.

Para aqueles que têm uma preferência pelo gosto do azeite de azeitona deve ser aconselhado uma mistura colza/azeite de 50%.
4 – COMA COLORIDO

OBJECTIVOS

Favorecer comportamentos alimentares orientados para a variedade, a diversidade e o equilíbrio. A cor representa a heterogeneidade dos polifenois na alimentação e é importante variar as cores no prato porque elas implicam diferentes famílias de polifenois com propriedades complementares no plano anti-inflamatório, modulador do genoma, antioxidantes…

JUSTIFICAÇÃO

Comer colorido é um slogan simples, acessível a todos, lúdico, motivante. Permite igualmente incentivar os mais jovens a um consumo variado de legumes e de frutas coloridas através de uma mensagem lúdica. Permite igualmente a abertura para a utilização quotidiana de temperos e ervas aromáticas.

5 – SABER EVITAR O SAL ESCONDIDO

OBJECTIVOS

Reduzir o consumo de cloreto de sódio nomeadamente o contido em preparações industriais e pratos pré-preparados.

JUSTIFICAÇÃO

90% do sal consumido está escondido em preparações industriais, pratos pré-cozinhados, sopas industriais, queijos e alguns produtos de charcutaria… Este slogan é lúdico e fácil de reter e evidencia um dos objectivos importantes da nutrição saudável.

6 – TEMPERE A SUA VIDA E OS SEUS PRATOS

OBJECTIVOS

Favorecer o consumo de temperos que permitam uma redução do sobre-consumo de sal (função estimulante do gosto pelos temperos e ervas aromáticas) e adicionar também preciosos polifenois protectores.

JUSTIFICAÇÃO

Os temperos possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes particularmente úteis se utilizados na nossa alimentação quotidiana. A grande diversidade de temperos e ervas aromáticas deixam a cada um o prazer de encontrar os sabores preferidos, em função da sua personalidade e dos seus gostos. Pode-se insistir em alguns “temperos vedeta” como a canela, a corcuma, o caril, as pimentas, a noz moscada…
7 – COZINHE A SUA SAÚDE

OBJECTIVOS

Convidar os pacientes a adoptar comportamentos pro-activos, simples e realistas para gerir o seu capital de saúde através do acto ancestral e quotidiano de cozinhar.

JUSTIFICAÇÃO

A paixão actual pelas emissões culinárias testemunha um interesse renovado pela cozinha. A associação cozinha-saúde está ainda insuficientemente desenvolvida.

Esta mensagem permite aos pacientes a sua responsabilização pro-activa e a reconquista do seu papel na gestão do seu capital de saúde de uma forma livre, de acordo com o seu ritmo e em função dos seus meios, da sua disponibilidade e da sua motivação pessoal.