Como se colocam os Implantes Dentários?

A colocação de implantes dentários é, nos dias de hoje, um procedimento bastante simples.

Em primeiro lugar é importante fazer uma consulta de avaliação para recolher os dados necessários do paciente para o planeamento da reabilitação com implantes.

Nessa consulta são feitos moldes da boca do paciente e é pedido uma radiografia panorâmica ou TAC (se necessário) para avaliar a disponibilidade óssea. src=

O protocolo da reabilitação de um ou mais dentes com implantes envolve duas etapas distintas: a etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes e a segunda etapa protética, de elaboração e colocação da prótese sobre o implante ou implantes.

Quando os implantes são colocados no osso, haverá um processo de osteointegração que o fixará ao osso no espaço de alguns meses (como se tratasse de uma raiz de um dente).

Durante esta etapa, o paciente poderá utilizar uma prótese provisória, fixa ou removível e fazer um controlo da placa bacteriana eficaz.

Finalizado o período de osteointegração, poderá iniciar-se a fase de confecção da prótese dentária fixa que funcionará à semelhança de um dente natural. Em condições especiais, e quando previamente planeadas, o período de integração do implante no osso poderá ser feito já com a prótese fixa provisória suportada pelo implante (função imediata).

No final de todo o processo, o paciente fica com o espaço desdentado reabilitado com um dente ou dentes que em termos de função, manutenção e higiene funcionam como dentes naturais, devendo por isso fazer-se consultas de higiene oral regulares para garantir que tudo se encontra saudável.